Timon: Operação “Tinguis” desarticula quadrilha especializada em atacar instituições bancárias no Maranhão e Piauí

Por Anselmo Oliveira – Ascom SSP

Um trabalho conjunto entre a Polícia Civil do Maranhão, representada pela 18ª Delegacia Regional de Timon e forças de segurança do estado do Piauí, conseguiram na manhã desta quarta-feira (22) deflagrar uma operação batizada de “ Tinguis” que cumpriu 9 mandados de prisão temporária e 13 mandados de buscas e apreensões que foram executados em municípios maranhenses e piauiense.

Tal operação visava neutralizar uma organização criminosa envolvida em ataques e explosões a instituições financeiras. Entre os crimes praticados pela quadrilha estão os das agências do Bradesco da cidade Jerumenha, Marcos Parente, ambas no Piauí, além de ataques nos municípios maranhenses de Timon e Duque Bacelar.

As investigações começaram após a prisão Diego Henrique da Silva Moura, Warlon Thierry de Sousa Pinto e Cláudio Silvano de Oliveira Lopes de Miranda, os quais foram presos em flagrante delito no dia 19 de setembro de 2017, em Teresina-PI, pelo GRECO, após terem sido abordados com explosivos, armas de fogo e drogas.

Foram presos nesta segunda-feira (22) Derlean Lisboa de Aquino, Evangelista Pereira Barros, Pablo Vinicius Alves da Silva, Natanael Damasceno Chagas, Edielson de Sousa Silva, Diego Henrique da Silva Moura e Cláudio Silvano de Oliveira Lopes Miranda, sendo que os dois últimos já estavam presos no sistema prisional do Piauí, sendo feito apenas o cumprimento aos mandados.

As autoridades policiais conseguiram apreender um revólver calibre 38, meio quilo de maconha, uma espada modelo “ Cimitarra”, dinheiro, joias e vários chips de telefone celular. Todos serão autuados em flagrante como organização criminosa na Central de Flagrantes de Timon.