Secretário Jefferson Portela participa de audiência pública em Barreirinhas

O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela participou na manhã desta sexta-feira (23) de audiência pública no município de Barreirinhas.  O evento teve como finalidade debater a atual situação da segurança pública na cidade e também nos municípios circunvizinhos, bem como fortalecer parcerias entre os poderes, obter propostas relacionadas ao tema, provocar o debate, buscar soluções e encaminhamentos práticos para as recomendações feitas pela comunidade local e promover o interesse de todos os segmentos da sociedade na melhoria da oferta de segurança em toda a região.

O atual prefeito Léo Costa e o prefeito eleito Albérico Filho entregaram na oportunidade ao Secretário Jefferson Portela uma ata da última reunião feita com lideranças comunitárias e membros do poder executivo local contendo sugestões e medidas para melhorar os recentes problemas enfrentados na questão da segurança da cidade. Os dois gestores municipais destacaram também a importância do policiamento na área turística do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, haja vista que o mesmo foi escolhido para fazer parte do Projeto Rotas das Emoções juntamente com a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) que está sendo desenvolvido pelo Sebrae em parceria com as Secretarias de Turismo dos respectivos estados.

O Superintendente de Polícia Civil do Interior, Delegado Dicival Gonçalves, destacou que em todo o Estado as ações conjuntas das Polícias Militar e Civil tem alcançado um grande sucesso no combate aos crimes no Estado e que já está previsto Operações Policiais para a região. Dicival Gonçalves aproveitou o momento para divulgar da Campanha idealizada pela Superintendência do Interior “’Seja colaborador contra os crimes no interior do Estado”, que consiste na denúncia direta do cidadão a Polícia através do número (98) 992149041, ele ainda afirmou que será garantido o total sigilo do denunciante. O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Pereira frisou que não está alheio aos problemas de segurança da região e que tem buscado junto ao Comando local soluções para melhorar o serviço prestado pela Corporação à população de Barreirinhas. Ele afirmou ainda que para o planejamento do próximo ano irá incluir todas as solicitações feitas na presente audiência pública.

Após tomar conhecimento das demandas feitas pela comunidade, o Secretário Jefferson Portela na ocasião anunciou os novos investimentos na área de segurança que serão feitos para a localidade. Portela ressaltou que a partir da data de hoje serão tomadas ações efetivas com o objetivo de coibir as ações criminosas na cidade, marcou reuniões ordinárias com a população durante os seis próximos meses para melhor discutir as medidas a serem adotadas. Ele declarou que está previsto a criação o mais breve possível de um Batalhão da Polícia Militar na cidade, assim como uma Companhia especializada em policiamento turístico, a criação de uma Delegacia Regional em Tutóia e compra de viaturas traçadas o que irá proporcionar maior mobilidade aos policiais.

O Secretário garantiu ainda que novos policiais serão reforçar a segurança da cidade, haja vista que mais de 1300 novos soldados serão nomeados no início do próximo ano e que já está previsto um novo concurso público tanto para a Polícia Militar quanto para a Polícia Civil. Ressaltou que será criado uma UTC (Unidade Tática das Cidades) na região que irã realizar o policiamento preventivo nas cidades de Barreirinhas, Vargem Grande e Icatú, além da instalação de 8 bases da Polícia Rodoviária Estadual, cujo objetivo será diminuir ações criminosas, principalmente de roubo a veículos nas MA´s sendo a 1º a ser inaugurada na localidade de Pirangi. Portela finalizou o seu discurso relevando que solicitará ainda a atuação do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança na região, que será realizado também uma grande Operação no período das festas de final de ano e garantiu que o povo de Barreirinhas pode ficar tranquilo, pois ele e todo o Sistema de Segurança do Estado estarão empenhados e não irão medir esforços para garantir a sossego da população da referida cidade.

Estiveram presentes também a audiência o Delegado Regional de Rosário, Guilherme Luís, o Comandante da 7º Companhia Independente, Major Zadock Penha, o Vereador Joab Marreiros, representando a Câmara Municipal de Barreirinhas, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Barreirinhas, Orlando Campos, Comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros local, Capitão Paulo, Secretários Municipais, órgãos de imprensa local, comunidade em geral e demais autoridades civis e militares.

 

Por Cabo PM Paulo ASCOM SSPMA