Secretário de Segurança participa do VIII Simpósio Jurídico no Ceuma, com o tema: “Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos

Foto: Nilson Figueiredo

Por  Mauro Wagner / Ascom – SSP

O Secretário de Segurança Público do Maranhão participou do VIII Simpósio Jurídico, com a temática “Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos”. O evento organizado pela Coordenação do Ceuma do Renascença, aconteceu nesta segunda-feira, 27, por volta das 15hs, no Espaço Renascença. A palestra abordou uma reflexão sobre a Realidade Social Brasileira, no quesito sobre as Políticas de Segurança Pública para o Estado do Maranhão.

O Secretário Jefferson Portela repassou aos juristas presentes, que o objetivo é alargar os conhecimentos no mundo jurídico. Jefferson Portela relatou sobre a sua atuação como delegado de Polícia Civil, onde ganhou experiência pro resto da vida. Ele salientou na importância de ter trabalhado na região do Bairro do Coroadinho, onde como delegado, adquiriu uma convivência para a vida toda, pois pode conviver profissionalmente com pessoas simples e honestas da comunidade. Destacou ainda durante a palestra, os dados sobre a criminalidade, pontuando os dados acerca dos crimes contra a vida; o tráfico de entorpecentes, os acidentes no trânsito e a corrupção.

Foto: Nilson Figueiredo

 

“Neste estado civilizado, temos que ter o controle social contra a criminalidade. Não podemos concordar, que a violência e a corrupção impere de forma natural no nosso meio. O indivíduo não pode impor suas vontades contra a coletividade. Apresentamos neste simpósio aos participantes do seminário, sendo eles como agentes do direito, na condição de estudantes, como futuros profissionais possam refletir para que quando forem agentes públicos ou privados, exercendo determinado poder onde forem atuar, entendam, que cada um de nós como apoiador do direito, possa apoiar mais a sociedade Brasileira, para que gere condições coletivas de convivência, de tudo com o que há de bom para vivermos em situação de igualdade e respeito”, afirmou o secretário Jefferson Portela.

Participaram ainda do simpósio nas outras palestras, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça do MA, Nefi Cordeiro. Abordou o tema sobre: Controles da Colaboração Premiada; Dr. em Direito Público, Cláudio Alberto Gabriel Guimarães. Abordou sobre: Direito Penal, Política Criminal e Segurança Pública;

Dr. Fábio Medina Ósório, Dr. em Direito Administrativo, com o tema: Corrupção e Improbidade Administrativa. Participam também da organização do VIII Simpósio, o Prof. Me. Saulo Martins/Reitor da Universidade Ceuma e Prof. Me. Silvio Mesquita/ Coordenador Geral do Curso de Direito.

Foto: Nilson Figueiredo

Durante a palestras acompanharam o Secretário Jefferson Portela, a Comandante do Comando de Segurança Comunitária Cel. Maria Augusta Ribeiro e o Superintendente da SPTC, Miguel Alves.

O evento iniciado nesta segunda-feira(27), continuará nesta quarta-feira (28), com a IV Mostra de direitos Humanos Cidadania e Sustentabilidade.