Secretário de Segurança participa de Fórum Territorial da Bacia do Rio Bacanga pela valorização da educação ambiental

Por: Mauro Wagner/Ascom-SSP

 

Priorizando na valorização do Parque Estadual do Bacanga, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela participou na manhã desta segunda-feira (04), da abertura do 3º Fórum Territorial da Bacia do Rio Bacanga. A inauguração aconteceu no Estaleiro Escola, localizado no eixo Itaqui Bacanga/Anjo da Guarda. O evento iniciado nesta segunda-feira (04), prosseguirá até a quinta-feira (07), no Estaleiro Escola. Em continuidade, no dia 08, continuará na sede da ACIB, localizado no bairro do Anjo da Guarda, e encerrará no dia 09, nas proximidades do Rio Bacanga e Sítio do Físico. O evento conta com uma vasta programação, entre plenárias e mesas redondas, incidindo em fomentar o ecoturismo na capital, priorizando de forma sistemática, no desenvolvimento da região.

A abertura do 3º Fórum Territorial da Bacia do Rio Bacanga fora promovido pela Associação de Moradores do Itaqui Bacanga (ACIB) e a Rede Coroado de Natal, com o tema: A Importância do Parque Estadual do Bacanga. O fórum tem o intuito de fomentar a valorização da educação ambiental na Bacia do Bacanga, apresentar alternativas que diminuam a deposição de resíduos sólidos no rio e possibilite ainda o ganho econômico para a população ribeirinha, debater sobre regras e leis para a gestão do Parque Estadual do Bacanga, além de promover discursão sobre biodiversidade da área litorânea e sítios físicos, como o Tamacão e Piranhengas.

A programação além de contar com mesas redondas e palestras, haverá ainda, ação de limpeza das águas, visitação ao Sítio Piranhengas e Sítio do Físico, gincana ambiental e canoagem na laguna do Bacanga, com o Projeto Remar.

 

Ecoturismo, Coleta Seletiva, Turismo Ecológico

Durante a programação serão debatidos temas acerca do Ecoturismo, Barragem do Bacanga, Agente Ambiental, Coleta Seletiva, Turismo Ecológico, etc.

Durante a abertura fez-se presente, o Diretor do Estaleiro Escola, Felipe Andrés; Presidente da ACIB, Mauro Ivan; Coordenadora da Rede Coroado de Natal, Ana Maria Frazão; Professora da UFMA, Ediléa Dutra Pereira; Juiz de Direito da Vara de Interesse Difuso, Douglas de Mello; Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia; Superintendente da Sema, Janaína Dantas.

O Juiz Douglas de Mello salientou durante a solenidade do 3º Fórum Territorial da Bacia do Rio Bacanga, no Estaleiro Escola, que na região aconteceu um crescimento desorganizada no eixo Itaqui Bacanga, à qual prejudicou o Parque da área Itaqui-Bacanga. Ele ponderou ainda, da importância de se debater sobre melhorias para a região. Na sequência, o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia, ressaltou, para que todos sejam interlocutores, para possamos ter um ganho na regulamentação ambiental da região, próxima da Bacia do Rio Bacanga.

O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, enveredou também sobre a ocupação desordenada na região Itaqui Bacanga. Fora explanado pelo Secretário de Segurança, que é preciso, que neste fórum, possamos ter ciência para o resgate, na vida de abundância na região do Parque do Itaqui Bacanga, pois somente a preservação da Bacia do Rio Bacanga, será a garantia da população com uma vida com mais qualidade. O Secretário Jefferson Portela, salientou ainda “Muito importante este fórum, com a participação de diversas instituições, dentre elas a Secretaria de Segurança. Imagino que aqui se forma um consórcio do bem, para defender as questões ambientais e cuidar das pessoas. A defesa do meio ambiente, não exclui a defesa da qualidade de vida das pessoas, são vertentes do mesmo polo. Portanto, é preciso tratar isso, de um ponto de vista social e não somente governamental. O resultado desses estudos desse fórum é de importância ímpar, com a sua sequência em outras pautas e debates para a defesa do conjunto da sociedade como um todo”, pontuou o Secretário de Segurança.