Secretário de Segurança Jefferson Portela participa da aula inaugural do CEGESP na UFMA

Com ênfase no aprimoramento das Forças de Segurança, a Secretaria de Segurança em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, realiza mais um curso na área de ensino na Polícia Militar do Maranhão, onde 26 capitães passarão pelo Curso de Especialização Gestão em Segurança Pública (CEGESP).

A solenidade de abertura da aula inaugural foi iniciada por volta das 16h, no auditório central da UFMA, onde contou com a presença do Secretário de Segurança Pública Jeferson Portela, do Subcomandante da Polícia Militar e demais autoridades da cúpula da Segurança Pública. O Curso Especialização Gestão em Segurança Pública (CEGESP) envolve 26 capitães da Polícia Militar, onde estarão passando por um aperfeiçoamento nas dependências da UFMA, para habilitá-los à promoção subsequente, que é a promoção para Major. A Secretaria de Segurança e a UFMA realizam mais um curso nesta esfera de aperfeiçoamento, envolvendo policiais Militares, em particular, por conta do CEGESP.

O curso é uma necessidade regular e faz parte do ensino continuado da corporação. A carga horária é equivalente a um curso superior, de pós-graduação e especialização. O curso é um convênio que está bem consolidado entre a SSP, por meio da Polícia Militar e a Universidade Federal do Maranhão. Este é o quarto evento do CEGESP. Já houve um curso este ano, e este é o segundo, nesta sequência. O curso envolve diversas cadeiras com nível superior, com a duração de seis meses, priorizando garantir aos oficiais um conhecimento de forma mais abrangente, culminando numa requalificação para abraçar uma promoção ao cargo de Major.

Capacitação Continuada com a UFMA

Durante a solenidade, o Subcomandante da PM, o Cel. Jorge Luongo ressaltou “Este é o segundo curso em especialização em Segurança Pública, em convênio com a UFMA. Estamos realizando uma capacitação continuada dos nossos profissionais, incidindo assim um marco na nossa gestão. Entendemos que estes profissionais melhores capacitados, estarão desenvolvendo o seu ofício com maior qualidade. Teremos com isso, uma melhor efetividade das nossas previsões constitucionais, com estes capitães à frente da tropa. Quero parabenizar a Polícia Militar por mais um curso, justamente por estarmos alcançando um patamar de especializar os nossos oficiais”, considerou o Subcomandante.

O secretário de Segurança Jefferson Portela agradeceu a iniciativa dos oficiais pela especialização em busca de uma qualificação maior. “Parabenizo os oficiais presentes pela iniciativa por almejar lugares mais importantes para poder se incutir de conhecimentos, em defesa da sociedade. Agradecemos a parceria com a Universidade Federal do Maranhão, pela satisfação em reconhecer a necessidade em termos autoridades compromissadas com a necessidade em se qualificar. Quero agradecer aqui, à Reitora Nair Portela, pela tão importante parceria, para com as forças de segurança do Maranhão”, ratificou o secretário.

Presentes ainda no auditório central da UFMA, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, o Cel. Célio Roberto; representantes das forças armadas, do Exército, Marinha e Aeronáutica; o Cel. Laércio Ozório Bueno, diretor de ensino da Polícia Militar do Maranhão; Cel. Raimundo Nonato dos Santos Sá, Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), o Pró Reitor da UFMA Allan Kardec, e demais autoridades nas dependências do auditório da UFMA.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                                      Fotos: Nilson Figueiredo