Secretário de Segurança e o Comandante Geral da PM participam da formatura do CATE no Comando Geral

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela e o Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel. José Frederico Pereira, participaram no final da tarde de sexta-feira (04), da solenidade de encerramento do Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), onde contou com a formatura de 21 concludentes. O evento aconteceu no Comando Geral da PM, localizado no bairro do Calhau. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, os coordenadores, instrutores do curso, além de familiares e amigos.

A equipe especializada do CATE recebeu um treinamento de cerca de 60 dias, de aprimoramento específico, estes realizado em São Luís, municípios maranhenses e ainda participaram de dois estágios realizados em Recífe-PE, por conta do Batalhão de Operações Especiais (BOPE); e em Custódia-PE, por meio do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI – CIOSAC). O curso visa uma qualificação para preparar os policiais para um ambiente de difícil acesso, e ou que exijam resistência e dificuldades, como a caatinga, no sertão de Pernambuco. Na ênfase, no combate contra as ações criminosas e contra os ataques às instituições financeiras.

O curso do CATE foi a resposta da realização de um sonho, no sentido de reforçar a segurança contra as ações de crime em áreas de difícil acesso nos municípios maranhenses. O momento é um marco na história do Maranhão. O diretor do CATE, o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), o Ten.Cel. Sodré, agradeceu a oportunidade, ao Governo do Estado do Maranhão, na pessoa do Governador Flávio Dino, e ao Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, por terem se sensibilizado para a realização do curso, o qual tem sido dispendioso, mas, que almejando em um retorno para a segurança do nosso estado.

Reaparelhamento e investimento da tropa

Presente na solenidade da formatura dos alunos do CATE, o Secretário de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela relatou, o compromisso em poder ajudar as forças de segurança, e em priorizar na qualificação dos policiais de forma geral. Foi relatado ainda, que a Secretaria de Segurança e o Comando Geral, têm apoiado a tropa da Polícia Militar, não somente no quesito do reaparelhamento, mas também no investimento técnico, para uma resposta de qualidade, de forma eficiente contra as ações crime.  Fora destacado ainda, a redução no número de ataques às agências bancárias no Maranhão, graças ao trabalho integrado entre as polícias civil e militar. Esta redução já vem sendo largamente propagada em outros estados da federação.

O Secretário Jefferson Portela informou, “Tenho convicção plena que os senhores irão nos ajudar a retroceder ainda mais as modalidades criminosas. Com a força da Polícia Militar, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guardas Municipais, Forças Armadas, os quais já estão trabalhando no Maranhão de forma integrada, objetivando assim, numa redução da criminalidade, inclusive incidindo na redução dos números de homicídios. Temos a convicção plena que os senhores na hora que forem chamados estarão aptos a resolver os problemas que afligem a sociedade. Quero salientar ao Comandante Geral, Cel. Pereira, que essa 2ª turma de Catianos estará fortalecida pelas forças de segurança, pronta a ser empregada, Não estarão sozinhos, mas ao lado do nosso comando”, considerou o secretário de segurança.

Presente também na solenidade, o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, o Cel. José Frederico Pereira informou na oportunidade, que “O curso do CATE visa a capacitação dos policiais para o desempenho de missões que exijam especializações e doutrinas relativas às atividades de Ações Táticas Especiais. O CATE é uma das ações de capacitação continuada da Diretoria de Ensino da PMMA, e é realizado por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), contando com a Direção do Ten. Cel.Sodré, e a coordenação do Maj. Onildo, e ainda dos coordenadores do curso.”, considerou o comandante, o Cel. Frederico Pereira.

Estágio do CATE em Pernambuco

Os alunos do II CATE receberam no primeiro estágio em Recife-PE, instruções no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), para adquirirem conhecimento para o desarmamento de explosivos. O estágio contou com ações antibombas, varredura com identificação de objetos, desativação e neutralização. O estágio e capacitação visam em identificar e desarmar artefatos explosivos.

No município de Custódia-PE, realizou-se o segundo estágio, no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI – Ciosac), para se adaptarem ao clima de caatinga, no Sertão de Pernambuco; no sentido de adquirirem resistência e prepara para o bom desempenho da função, em defesa da sociedade. Durante o estágio foram abordadas as disciplinas de adaptação à caatinga, com ministrações de forma teórica e prática, os quais receberam as técnicas de sobrevivência na caatinga e em áreas rurais; Técnicas de rastreamento e contra rastreamento; Técnicas de patrulha rural; Operações simuladas em área Rural; Exercício de sobrevivência em área de caatinga.

Novo Delegado Geral presente entre as autoridades na formatura do CATE

Durante a formatura, esteve presente na solenidade de formatura dos alunos do CATE, o novo Delegado Geral de Polícia Civil, o Delegado Leonardo Diniz; o Subcomandante da Polícia Militar, o Cel. Jorge Luongo;  Cel. Laércio Ozório Bueno, diretor de ensino da Polícia Militar do Maranhão, e o Cel.Raimundo Nonato dos Santos Sá, Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD); Secretário da SEAP, Sergio Murilo.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                                                            Fotos: SSP