Secretaria de Segurança Pública lança projeto UTC

A Secretaria de Segurança Pública lançou na data de hoje (22) o Projeto UTC (Unidades Táticas das Cidades) nas cidades de Coelho Neto e Peritoró. O objetivo do referido projeto é melhorar o tempo resposta das ações policiais, visando prevenir e coibir a prática de crimes de maior potencial ofensivo nas cidades de áreas estratégicas do interior do Maranhão. Para isso, houve investimentos por parte do Governo do Estado na compra de novas viaturas e armamentos do tipo fuzil para melhor equipar e especializar os policiais que irão atuar nessa nova modalidade de policiamento.

Coelho Neto

A solenidade de entrega da 1º UTC foi realizada no Teatro Municipal da cidade de Coelho, estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela na oportunidade representando o Governador do Estado Flávio Dino, o Deputado Estadual, Rafael Leitoa, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel José Frederico Pereira, o Superintendente de Policia Civil do Interior, Delegado Dicival Gonçalves, o Comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Ruy, o Prefeito eleito da cidade de Coelho Neto, Américo de Sousa, o Prefeito eleito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, o Comandante da 3º Companhia da Polícia Militar sediada na cidade de Coelho Neto, Capitão Andrade, a Vice-Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Caxias, a senhora Francisca Meire.

Durante o evento o Comandante Geral, Coronel Pereira declarou que estava muito feliz pelo sucesso do projeto e também pela entrega da 1º Unidade, ele ressaltou ainda que serão atendidas pela UTC além da cidade de Coelho Neto, as cidades de Duque Barcelar e Afonso Cunha. Acrescentou que essa modalidade de policiamento estratégico irá melhorar consideravelmente a segurança nessas cidades, pois irá também contar com o apoio da comunidade e o trabalho integrado entre as instituições que compõe o sistema de segurança do Estado.

O Secretário Jefferson Portela fez uso da palavra cumprimentando todos os presentes à cerimônia e transmitindo a eles a mensagem de felicitações do Governador. Ele destacou que as UTCs contarão com policiais especializados que agirão de maneira estratégica para combater as diversas modalidades de crime, principalmente a que é atualmente conhecida como “Novo Cangaço”, onde criminosos de outros estados praticam roubo a banco nas cidades do interior do Maranhão agindo de maneira violenta e causando pânico a população. Portela anunciou nos investimentos na área de segurança pública para a região como a aquisição de mais uma viatura para a cidade de Coelho Neto e aumento do efetivo, haja vista que mais de 1300 novos policiais estão em formação e serão empossados no início do próximo ano.

Peritoró

A 2º UTC foi entregue ao Comando do 17º Batalhão em solenidade realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Estiveram presentes à cerimônia o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, na oportunidade representando o Governador do Estado Flávio Dino, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel José Frederico Pereira, o Superintendente de Policia Civil do Interior, Delegado Dicival Gonçalves, o Delegado Titular da cidade, Fábio Cordeiro, na oportunidade representando o Delegado Regional de Codó Zilmar Santana, o Presidente da Câmara de Vereadores, Constantino Neves, na oportunidade representando o Prefeito da cidade Jozias Oliveira e o Comandante do 17º Batalhão, Major Hudson Carvalho.

Na oportunidade foi anunciado pelo Secretário Jefferson Portela e pelo Comandante Geral Coronel Pereira que a UTC entregue será utilizada para realizar o patrulhamento nas cidades de Peritoró, Alto Alegre e Lima Campos. O Vereador Constantino Neves em seu pronunciamento declarou total apoio ao projeto pois ele considera que a partir de agora a Polícia estará mais perto da população de Peritoró, assegurou que está à disposição para ajudar no que for preciso e que for da competência do poder municipal.

Por Cabo  PM Paulo ASCOM SSPMA