Secretaria de Segurança participa da Caravana Empresarial em Pinheiro e Santa Luzia do Paruá

Priorizando os serviços de Segurança Pública e policiamento, aconteceu nesta terça-feira (17), a solenidade de abertura da 17ª edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial. O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural José Sarney em Pinheiro. Na oportunidade, contou com a presença do Subsecretário de Segurança Pública, Saulo Ewerton, o assistente da Superintendência de Polícia Civil do Interior; Delegado Jalingson Freire, Capitão BM Azevedo e ainda os secretários e presidentes de órgãos: Antonio Nunes (Segov), Marcellus Ribeiro (Sefaz), Simplício Araújo (Seinc), Marcelo Coelho (Sema), Sérgio Sombra (Jucema).

O objetivo das visitas na ênfase é estreitar as relações de caráter empresarial para as cidades do interior do Maranhão, e ainda ampliar a visão para o desenvolvimento empresarial para a região. Nesta visão ainda, garantir a segurança pública para os municípios, no sentido de discutir as ações de prevenção e repressão à criminalidade.

Visitas em órgãos da Segurança Pública

Visando um atendimento eficaz e de qualidade para a população de Pinheiro e municípios vizinhos, realizaram visitas às instalações do 8º Batalhão do Bombeiros Militar, este localizado em Pinheiro/Maranhão. Foram visitadas ainda, a Associação Comercial e o Centro de Dirigentes Logistas (CDL) e a visita ao Visita ao hospital em funcionamento para a região de Pinheiro.

Entre os municípios ainda a serem visitados a receber a Caravana Empresarial estão os municípios de Balsas, Estreito, Açailândia, Imperatriz, São João dos Patos, Passagem Franca, Paraibano, Nova Iorque, Pastos Bons e Sucupira do Riachão.

2º dia da visita em Santa Luzia do Paruá

Em continuidade ao desenvolvimento nos municípios maranhenses, fora também planejado a abertura da 18ª edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial em Santa Luzia do Paruá. O evento acontecerá no Centro de Ensino Prof. Cleobeto de Oliveira Mesquita, por volta das 18:30h, na Vila Santo Estevão, Santa Luzia do Paruá

A Caravana Empresarial percorre um total de 20 cidades maranhenses, e conta com o encerramento para o mês de novembro. O objetivo primordial é estreitar a relação com o Governo e seus representantes, incidindo assim pela promoção de medidas de impacto na economia das cidades contempladas, promovendo os negócios para estimular o micro e pequeno empreendedor, podendo melhorar suas atividades sem burocracias. Na oportunidade, as equipes da caravana reúnem com a gestão municipal, empresários e realizam visita à representação de comércio e comerciantes da cidade.

Dentre os serviços oferecidos estão: Informações sobre abertura, alteração e baixa de empresas; inscrição, alteração e baixa de Microempreendedor Individual (MEI); emissão de guias de pagamento, CNPJ e certificado da condição de MEI; emissão de DARE e DARF. Acoplados ainda na caravana, estão atrelados os serviços: Maranhão Juros Zero, que concede crédito de até R$ 20 mil reais sem juros; Mais Empresas, com redução dos tributos ao empresário que deseja instalar ou ampliar seu negócio; Maranhão Mais Produtivo, que facilita acesso a novos mercados; e o Mais Empregos, Sebrae e Banco do Brasil.

O Subsecretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Saulo Ewerton, relatou que “A Secretaria de Segurança Pública, na 17 e 18ª edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, vem destacar a importância da política de investimento forte para o setor da Segurança Pública, o que incide positivamente no desenvolvimento de todo o segmento social, não sendo diferente também em relação ao investimento empresarial.
Para tanto é necessário que esse investimento se traduza em resultados práticos, o que de fato tem ocorrido, haja vista a redução significativa de roubos e explosões de bancos; apreensões de grandes quantidades de drogas; redução dos crimes violentos letais intencionais, com destaque para Pinheiro-MA e Santa Luzia do Paruá-MA, no comparativo com o ano anterior, tudo fruto do investimento do Governo e o trabalho integrado das forças de segurança”.
Como serviços disponibilizados pela Segurança Pública na Caravana para o desenvolvimento empresarial, foram oferecidas atividades do Corpo de Bombeiros para vistorias técnicas, certificações, análises de projetos de prédios comerciais e empresariais, treinamentos voltados para brigadas de combate a incêndios prediais e primeiros socorros, bem como orientações em geral para regularização de documentos necessários à instalação de comércios e empresas locais.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP