Policiais Civis e Militares participam de Capacitação e atualização pelos Sistemas Siisp e Aquiles em parceria entre SSP e SEAP

SSP-Ascom

Priorizando as ações por uma política de qualidade e valorização no serviço público, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), estão realizando nesta quarta-feira (30) e finalizando na quinta-feira (31), uma capacitação e atualização por meio do Sistema Siisp e Aquiles, para os policiais que integram o setor de despacho do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A capacitação incide por meio do no gerenciamento de informações penitenciárias, por meio do Sistema Siisp, e na Geo-Localização, por meio do Sistema Aquiles.

Gerenciamento de Informação Penitenciárias e Geo-Localização do interno

A Capacitação e atualização realizada pela Seap, está sendo realizada no auditório do Ciops, direcionado aos policiais Civis e Militares, os quais integram o setor de despacho do Ciops. Na síntese, o Sistema Siispe é voltado para o gerenciamento de informação penitenciárias, onde o servidor público pode obter dados, como a quantidade da população carcerária por unidade; Identificação do interno a partir de fotos, dados pessoais, da prisão, regime, transferências, prontuário e movimentações de entrada e saída do Sistema Penitenciário. Já o Sistema Aquiles é um sistema voltado para a Geo-Localização do interno, o qual visa na sua localização e monitoramento em tempo real.
O Sistema Siispe é aberto aos funcionários públicos, no sentido que possa ser realizado o acompanhamento de algumas informações necessárias para o trabalho diário na sua pasta. É realizado um cadastramento, onde será realizado um acompanhamento para a liberação do acesso. Informações podem ser repassadas pelo contato: 98 9 91015131 – Ramal 2511 e 98 9 9219 8284 e ainda pelo E-mail: ait@seap.ma.gov.br

O Coordenador Geral do Ciops, o Cel. Jorge Luongo ressaltou acerca alinhamento para os funcionários, “Muito importante esta capacitação no Auditório do Ciops, adquirindo conhecimento pelo Sistema Siisp, e na Geo-Localização, por meio do Sistema Aquiles. Contamos com essa parceria com a Seap para a capacitação dos nossos policiais Civil e Militares, os quais estarão preparados para qualquer situação que seja necessária para o monitoramento, no sentido de usar esta ferramenta, para melhorar no atendimento à sociedade”, destacou o coordenador do Ciops.

Presente também no atendimento dos profissionais, o Cel. Bayma, que coordena o Tele atendimento do Ciops, o Cel. Bayma, informou “Está passando por um processo de modernização, no tocante a adequação junto às novas ferramentas tecnológicas e nada mais salutar, que aprimorar o conhecimento dos nossos profissionais do Ciops, no qual é o atendimento das ocorrências geradas, através do tele atendimento. Procuramos a direção da Seap, através do Secretário de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade, onde nos dispôs duas ferramentas de ajuda, o Sistema Siisp e o Sistema Aquiles. Iremos realizar a aplicabilidade destas duas ferramentas, as quais servem para o controle de internos e na aquisição de informações dos mesmos. Estas duas ferramentas nos ajudarão, por conta das ocorrências às quais atendemos, muitas delas de ocorrências de vulto. Além das ocorrências que requer na verificação e precisão de algumas informações mais precisas. Os dois profissionais que estão ministrando o curso, nos disponibilizarão uma capacitação e atualização por conta do gerenciamento de informações penitenciárias, por meio do Sistema Siisp, e na Geo-Localização, por meio do Sistema Aquiles”, considerou o Cel. Bayma.