Polícia Militar e Detran promovem curso de identificação veicular para órgãos administradores do trânsito

Visando combater a “indústria” de roubos e furtos e vendas clandestinas de peças veiculares, além do uso de documentos falsificados, o departamento estadual de trânsito maranhão (Detran) promoveu o curso de identificação veicular com a parceria do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, ao comando do Maj. QOPM Wallace Gleydison Amorim de Sousa, coordenado pelos capitães QOPM Rômulo Reis Júnior e Alejandro Elias Mouchrek Jaldin.

O curso foi ministrado por policiais militares de Tocantins que desenvolveram aulas sobre documentoscopia, legislação de trânsito, exames de vidros, etiquetas e placas, reconhecimento de adulterações em número de identificador veicular e identificação do número do motor. Para melhor visualização da importância, destacamos apreensões referentes ao período antes e após a primeira turma do referido curso, ocorrida no mês de outubro de 2016:

Com público alvo da polícia militar (BPRV, BPTUR E BPM TIRADENTES), polícia civil, Detran (vistoriadores), polícia rodoviária federal, SMTT e VIP leilões, formando na BPRV, 65 policiais, durante a realização de 4 turmas do curso de IDV, entre o ano de 2016 e 2017, estando aptos ao combate das fraudes mencionadas.

Com a aplicação dos conhecimentos de identificação veicular houve crescimento de 377% na apreensão de veículos com a restrição de furto e roubo e crescimento de 180% de na apreensão de documentos com indício de falsificação.

O Curso de Identificação Veicular e Documental 2017, findou com uma formatura no dia 06 de setembro, na BPRV, e contou com a presença, do Secretário de Segurança, Jefferson Portela, o Comandante Geral da PMMA, Coronel Frederico Pereira, Comandante da BPRV, Maj QOPM Wallace, Diretora do Detran, Larissa Abdala, Coordenador do Curso, Cap QOPM JALDIN, e por fim o idealizador do Curso, Cap QOPM Rômulo.

 

 

 

Por: PMMA