Pacto pela Paz promove Ação Social na Vila Embratel, por toda manhã desse sábado

Ascom SSP

Solidariedade, boa vontade e carisma pelo próximo, foi o que ocorrera na manhã e tarde de sábado (30/11), na Vila Embratel. O bairro recebeu a Ação Cívico Social do programa Pacto pela Paz, mais precisamente, na sub área Sul da região metropolitana, coordenado pelo Ten Cel PM Ivan Gois, com o apoio do Conselho Comunitário pela Paz da Vila Embratel, na pessoa da Presidente Maria Auxiliadora e seu Staff, representantes do Conselho Comunitário do Anjo da Guarda, na pessoa da Presidente Ruth, do Corpo Docente da Unidade Integrada Vila Embratel e do Anexo Orquídea Santos (Diretoras Maria das Dores Araújo e Glaucylene Baroni e do Diretor Operacional Sr. Raimundo Nonato Ferreira), bem como o Comandante do 1° BPM- TC PM Cláudio André e os Gremistas da Escola anfitriã.

O evento coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, capitaneado pelo Dr. Jeferson Portela, e pelo Programa Pacto pela Paz, na pessoa do Dr. Dicival Gonçalves da Silva, contou com diversos parceiros sociais, que buscam em conjunto, a participação popular, valendo destacar:
-Os alunos do Grêmio Estudantil da Unidade Integrada Vila Embratel,
-Os Brigadistas do Anjo da Guarda;
-Os Terapeutas do Riso;
-A Cruz Vermelha/Ma;
-O Instituto Inaldo Abreu;
-O Instituto Anjos da Luz;
-A Polícia Militar do Maranhão, que trouxera segurança e apresentação do PROERD, Patrulha Maria da Penha, os Oficiais Médicos da Diretoria de Saúde e a sempre cativante Banda de Música, que deu um show à parte;
-A Polícia Civil, que levou a Escolinha de Karatê da ACADEPOL e o cão Vinny;
-O Corpo de Bombeiro Militar, que trouxe além de uma equipe médica e outra religiosa, fizera brilhante apresentação prática preventiva contra acidentes domésticos;
-A Casa da Mulher Brasileira, na pessoa da Dra Susan Lucena;
A Defensoria Pública, com brilhante equipe de trabalho;
-As Óticas Vision e Modelo;
-A ONG Bicho Feliz, entre outros voluntários e todos, preocupados em bem servir aquela comunidade.
demais parceiros.
A Ação Social ocorreu até as 14h00 deste sábado na Avenida Principal, s/nº – Vila Embratel.

O evento contou com diversos serviços gratuitos, dentre eles, Consultas Médicas, testes rápidos de Sífilis, HIV e Glicemia, Aferição de Pressão, aplicação de flúor, Recreações, Lazer, apresentações, música e dança, corte de cabelos e embelezamento, massoterapia, distribuição de cestas básicas, Expedição de Carteira de Identidade, orientação Jurídica e Mutirão da visão.

O grande destaque, além das diversas ações voluntárias para uma comunidade tão cativante, fôra a presença do vice Governador- Dr. Carlos Orleans Brandão Júnior, que em seu discurso, evidenciou a queda constante dos índices na taxa de homicídios, gerados por uma política de Segurança séria e comprometida, tal qual os anseios propostos pelo Estado do Maranhão, previstos pelo Governador Flávio Dino.
Em seguida o vice Governador visitou os diversos ambientes das escolas anfitriãs, bem como a Escola Comunitária Menino Jesus, evidenciando a participação popular como meio para vencer as adversidades que acaso possam surgir.
Ao fim do evento, as principais autoridades foram reconhecidas com a placa de agradecimento do Conselho Comunitário pela Paz da Vila Embratel.

O programa Pacto pela Paz, incentivador dessas causas sociais em parceria com órgãos públicos e iniciativa privada e organizações não governamentais, atualmente, capitaneado pelo hábil Delegado de Polícia Civil Dicival Gonçalves da Silva, fora criado pela Lei n° 19387, de 21 de dezembro de 2015, e hoje conta com o apoio maciço de mil oitocentos e setenta e seis Conselheiros Comunitários pela Paz espalhados em 118 CCPs do Maranhão.