Jefferson Portela participa de solenidade de passagem de comando do 9° BPM

Foto: Nilson Figueiredo

Por Carolina Gomes / Ascom – SSP

Não se gasta em segurança pública, se investe em segurança pública e, a Polícia maranhense dar o retorno”, cel. Pereira.

Na manhã desta terça-feira (16), o Secretário de Segurança, Jefferson Portela, e o Comandante Geral da PMMA, cel. Pereira participaram de solenidade de passagem de comando do 9° Batalhão de Polícia Militar, no auditório da sede da SSP. O Cel. Honório Filho passou o comando da unidade ao então Ten. Cel. Harlan Nascimento.

A passagem de comando nada mais é do que a transição do bastão de uma unidade policial militar a outro comandante competente e, o que se espera de quem o assume é grandes resultados de caráter prático que impactem positivamente de forma expressiva na vida da sociedade.

Com a entrega do comando do 9° BPM, o novo comandante do CPAM III, cel. Honório Filho agradeceu a tropa presente pelos incalculáveis trabalhos desempenhados em ações conjuntas entre si; “Está à frente desse comando foi um marco na minha carreira, muito enriquecedor. Agradeço o governo do estado na presença do secretário de segurança Jefferson Portela pela confiança a mim depositado, ao cel. Pedro ribeiro pelo ensinamento e postura e ao comandante cel. Pereira por ter me confiado o comanda dessa unidade”, disse.

O recém empossado comandante do 9° BPM, ten. cel. Harlan Nascimento, discorreu em breve fala as ações alcançadas por todos que compõem a guarnição; “Para mim é uma verdadeira escola de comandantes, recebo hoje um compromisso com a sociedade e o batalhão, que tem se destacado pela missão de valores exercidos até aqui. Darei continuidade a esse trabalho nessa nova gestão que se inicia e, com certeza o nosso comando estará pautado na linha de valores”; completou.

Durante festividade solene o Comandante Geral da PMMA, Cel. Pereira destacou o trabalho intensivo do 9° BPM, fazendo citação de que por ali passam verdadeiros homens que estimam preparação e confiabilidade em administrar de forma única o ambiente.

Destacou também que para se chegar ao nome do Ten. Cel. Harlan foi feita uma minuciosa avaliação, cálculos significativos de qual seria a produtividade para a instituição do comandante; “Avaliamos um perfil de um comandante em diversos aspectos. E para se fazer um bom comando tem que haver uma preocupação com o bem-estar da tropa, pois a partir disso o restante é consequência. Quando se tem estratégias harmônicas e respeitosas entre comandante e tropa, então tudo mais se é acrescentado voluntariamente”, acrescentou.

Jefferson Portela terminou a solenidade com agradecimentos a todos pela cooperação cotidiana; “Nós somos colegas policias, o fato de ser secretário de segurança é uma mera burocracia de gestão, pois quando eu olhar para os senhores eu vou ver o policial e quando olhares para mim verão nada mais nada menos que um colega policial”, pontuou.

Compuseram a mesa de honra, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; o Comandante Geral da PMMA, cel. Pereira; o Delegado Geral de Polícia Civil, Lawrence Melo; o Subcomandante da PMMA, Jorge Luongo; o Comandante do CPAM I, cel. Pedro Ribeiro; o Comandante do CPAM III, cel. Honorio Filho; o Comandante do 9° BPM, Ten. Cel. Harlan Nascimento, além do deputado estadual, Cabo Campos e outras autoridades que compõem a cúpula do sistema de segura