Jefferson Portela participa de homenagem ao idoso promovida pelo Corpo de Bombeiros

No dia 01 de outubro é comemorado o Dia do Idoso ou Dia Nacional da Terceira Idade. E foi para celebrar a importância do idoso para a vida e a sociedade que no dia 6 de outubro a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, na pessoa do senhor Secretário Jefferson Portela, abriu espaço para mais um grande evento, realizado no Auditório Delegado Leofredo Ramos da SSP pelo Corpo de Bombeiros Militar do MA.

Na ocasião, aconteceu a Abertura da II Ação Social do Idoso, cujos principais objetivos são fornecer aos idosos a oportunidade de reeducação sobre atividades físicas, conhecimento acerca da prevenção de acidentes, orientações diversas de hábitos saudáveis por meio de palestras, bem como desempenho de práticas suplementares que facilitem o seu dia a dia, resgatando os valores moral e social, trazendo-os para o exercício pleno de cidadania.

Percebendo-se, embora, que os idosos cada vez vivem mais e com mais saúde e aproveitando todas as oportunidades oferecidas, sabemos que a velhice quase sempre não é uma fase fácil da vida neste país.  Daí a importância de homenagear aqueles que conseguem viver plenamente a terceira idade.

Sábios pela experiência, os “velhinhos” merecem toda atenção e carinho, mormente nesta era em que a expectativa de vida da população aumenta gradativamente. Mas não basta apenas viver mais, é preciso também viver com qualidade.

“Devemos sempre nos superar e não esquecer que o mais importante é ter uma mente positiva. É isso que nos leva para a frente, que nos leva ao caminho certo, a uma vida digna, com saúde na alma e não pensar só em problemas, mergulhar nas dificuldades. Não é por estar na terceira idade que vamos nos deixar levar pelos problemas. Saudamos a vida, levando dentro da mente pensamentos positivos e, sobretudo, a representação do amor, compartilhando alegrias.

A vida para ser vivida em abundância só é possível em comunhão. Tem gente que chega ao fim da vida sem viver bem, sem estar bem com o próximo, isolado do mundo e isso não pode acontecer. Não se escolhe a quem amar, devemos amar a todos independente de origem, de raça. Seus sentimentos lhes pertencem e ninguém lhes pode tirar. Podem tirar tudo, menos seus pensamentos e sentimentos. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida”, afirmou o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, ao correr da solenidade.

Encantou a todos os presentes a apresentação do grupo “Amor e Vida” projeto social da terceira idade do 1° BBM. Um momento de emoção, elegância e simpatia através da música “Cabe Você Brasil”, do compositor Tião da Favela, sob a regência da senhora Raimunda Belarmino, que a muitos levou às lágrimas. Afinal, chegar a terceira idade nos dias de hoje em meio a uma sociedade sobrecarregada de preconceitos e injustiças contra o idoso, não é nada fácil. Mas com a fé de que o amanhã será sempre melhor que o hoje, segue-se vivendo sempre com alegria e paz no coração. A terceira idade é parte da vida e deve ser valorizada, respeitada, cuidada, na garantia, principalmente, de todos os seus direitos.

Estavam presentes na solenidade o Secretário de Segurança Jefferson Portela, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Cel. QOCBM Célio Roberto, Comandante Geral da PMMA, Coronel Pereira, Subdelegada Adriana Amarante, a assistente social da Defensoria Pública e presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão, Izabel Lopizic, entre outras autoridades.

Carla Andrade-Ascom/SSP