Jefferson Portela participa da conclusão do Curso de recapacitação de 105 Guardas Municipais de municípios maranhenses

Em ações de integração objetivado no compromisso do Governador Flávio Dino com a população maranhense, O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela participou na noite desta sexta-feira (23), na ACADEPOL, do encerramento de duas turmas do Curso de Recapacitação Profissional dos Guardas Municipais. Aproximadamente 105 Guardas municipais de municípios maranhenses estão requalificados para a segurança nos municípios.

A solenidade do Curso de Recapacitação Profissional dos Guardas Municipais aconteceu nas instalações da Academia de polícia Civil, localizada nas proximidades do Bairro São Raimundo, cooptou Guardas Municipais dos municípios de Chapadinha; Centro Novo; Colinas; Lago da Pedra; Nina Rodrigues e São José de Ribamar. O curso é fruto de convênio firmado do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e as prefeituras dos municípios citados.

Durante a solenidade de recapacitação dos Guardas Municipais foi pontuado, que o curso obedece as diretrizes de uma parceria envolvendo o governo do Estado e as prefeituras maranhenses, visando a requalificação profissional dos Guardas Municipais. Dentre a recapacitação, os Guardas Municipais receberão também instruções para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Para o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, presente na solenidade, sinalizou que “Recebemos com grande alegria os senhores pela representação do curso. É uma demonstração de quebra de paradigma pela integração entre o Estado com o Município, visando uma segurança maior. É preciso que se tenha uma quebra de paradigma entre as Forças de segurança. Desta mesma forma, falei no 66ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, realizada nesta terça-feira (20), e na quarta-feira (21). Pontuei em relação ao nivelamento do Plano Nacional de Segurança Pública, na quebra de paradigma. O mesmo que está acontecendo hoje aqui, nesta Academia de Polícia Civil, uma integração entre o governo do estado e os municípios maranhenses, pela recapacitação dos Guardas Municipais; sintetizou o secretário de Segurança.

Recapacitação da Guarda Civil Municipal nos municípios maranhenses

As atividades do presente curso iniciaram-se na data do dia 05 de junho, na academia de Polícia Civil, com finalização para o dia 23, envolvem diversas turmas. Em São José de Ribamar, foram formados 55 Guardas Municipais, mas com a previsão de serem formadas outras 06 turmas, sendo que a última, com data de encerramento, para outubro de 2017. O curso de recapacitação profissional é presencial, com carga horária de 102horas/aula. Nos municípios de Chapadinha; Centro Novo; Colinas; Lago da Pedra e Nina Rodrigues, formaram-se, 50 Guardas Municipais, todos recapacitados pela Acadepol, para o bom desempenho da profissão dos Guardas Municipais.

De acordo com as diretrizes da parceria entre o Governo do Estado, a SSP, e os municípios integrados, o curso de recapacitação profissional tem o objetivo em discutir e analisar a função e atribuição da Guarda Civil Municipal; sobre tudo em razão, de que estas tiveram ampliadas na prática, e previsão constitucional do art.144 da magna carta, que se limitam a proteção dos bens, serviços e instalações municipais. É preciso conhecer as técnicas e procedimentos operacionais, analisar as atitudes éticas e legais, compatíveis com a de um representante do poder público, imbuído de promover os direitos e deveres humanos. Observando também em desenvolver nos participantes, conhecimentos e habilidades; sensibilizando-os para a melhoria no atendimento interno e externo, destacando o papel do servidor como agente transformador das relações entre o público e as instituições públicas.

Responsável pela direção da ACADEPOL, o diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão, o Delegado Aurélio Queiroz Filho, agradeceu a participação de todos e relatou ainda, “Que muitas turmas ainda serão concluídas, objetivando na recapacitação dos Guardas Municipais. Até o final do ano, serão ainda formadas 06 turmas em São José de Ribamar, por conta dessa iniciativa do Estado, e a parceria entre os municípios maranhenses”, completou o diretor da Academia de Polícia Civil.

Autoridades presentes na Solenidade

O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela; do Prefeito de Lago da Pedra, Laércio Coelho Arruda; a Prefeita Municipal de Colinas, Valmira Miranda; o Comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota, representando o Secretário Municipal de Segurança com Cidadania de São Luís, Breno Galdino de Araújo; Walter Ferreira, comandante da Guarda Municipal de Chapadinha, representando o prefeito Municipal de Chapadinha, Magno Bacelar e ainda os Comandantes da Guarda Municipal de Centro Novo; Nina Rodrigues; O vice prefeito de São José de Ribamar, José Eudes Sampaio Nunes, do Diretor da Academia de Polícia Civil, o delegado Aurélio Araújo Queiroz Filho; Cristiano Moreira Fontinele Albuquerque, chefe do Departamento de Ensino da Academia de Polícia e do Carlos Alberto Maranhão, Assessor especial da SSP.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                               Fotos: Nilson Figueiredo