Grupo de Resposta Tática conclui teste de aptidão física no V Curso de Operações Táticas Especiais

Na manhã de quinta-feira (19), teve início a 1ª etapa do teste de aptidão física (TAF) do V Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), promovido pela Polícia Civil do Maranhão, que tem como objetivo qualificar policiais e selecionar futuros integrantes do Grupo de Resposta Tática (GRT).

O cote é um curso operacional que é viabilizado a todos os polícias civis do estado que trabalha, inicialmente, com a filtragem dos candidatos, ou seja, só permanecem os mais aptos a enfrentar as mais extremas situações de risco.

A primeira etapa do Teste de Aptidão Física – TAF, que tem como objetivo buscar a seleção dos policiais mais bem preparados fisicamente, aconteceu ontem (19), sob coordenação do Grupo de Resposta Tática (GRT), e contou com o número de 35 inscritos, que praticaram pela manhã teste terrestre e pela tarde o teste aquático.

Na segunda fase, os candidatos que permanecem passam ao aprendizado teórico, cujos conteúdos são voltados para o entendimento do trabalho do GRT, bem como a missão e a responsabilidade que o grupo satura. As disciplinas também apresentam a dinâmica do mundo do crime – perfis dos criminosos.

Vale ressaltar que somente após inscrição e aprovação no TAF, será permitido ao candidato inscrever-se efetivamente para participar do COTE. O início será no dia 1º de junho com 30 vagas para Policias Civis do Maranhão e 10 para outras instituições.

ISADORA FONSECA/ASCOM SSP-MA