DIRETORA DO INSTITUTO LABORATORIAL DE ANÁLISE FORENSE (ILAF), FALA SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO

Foto: Nilson Figueiredo

Por Carla Andrade / Ascom – SSP

O Instituto Laboratorial de Análise Forense (Ilaf), é responsável por todos exames químicos, biológicos e toxicológicos da capital e grande parte do interior onde não existem Instinto de Perícia.

O Ilaf cresceu muito durante esses últimos anos, antes era composto por apenas apenas seis peritos oficiais laborando na instituição, hoje a nossa equipe é formada por dezoito profissionais peritos oficiais dentre eles farmacêuticos, químicos e biólogos profissionais, que podem atuar no laboratório em todas as demandas. O Instituto trabalha em regime de plantão permanente 24h, atendendo todos flagrantes de entorpecentes e as demais ocorrências oriundas do IML, delegacias e demais órgãos, preocupados em realizar os trabalhos com qualidade e bom atendimento, logo que solicitado.

“O bem mais precioso da perícia é o Vestígio, e se houver o isolamento e a preservação do local do crime esses vestígios irão chegar ao laboratório de forma preservada, assim os exames terão uma credibilidade maior, estarão em maior quantidade para serem processados, porque pela exiguidade dos vestígios no local de crime o trabalho fica mais difícil e quando há a preservação e isolamento do local o trabalho do perito fica mais fácil, e as respostas a qual a gente deseja chegar a verdade dos fatos, chegam mais rápido e com resultados eficientes”. Afirma, a Perita Criminal, Gislen Pinheiro, diretora do Instituto Laboratorial de Análise Forense (Ilaf).

“Que nós peritas tenhamos dedicação e responsabilidade, dois pontos que já fazem parte do trabalho pericial e destacando sempre a preocupação para com o outro, pois sempre tem alguém aguardando um laudo pericial, um resultado de um exame, para resolver algo em sua vida, ninguém nos procura sem que haja um problema por trás, então vamos manter nossa responsabilidade, nossa idoneidade no trabalho e principalmente a preocupação com quem está do outro lado, devemos ser pautado na verdade dos fatos. E para todas nós mulheres, parabéns pelo nosso dia, que continuamos sempre firmes e fortes como mães, profissionais, donas de casa, que sejamos exemplo em casa e no trabalho”. Conclui a Dr. Gislen Pinheiro.

 

Imagem: Nilson Figueiredo