Cúpula da Secretaria de Segurança vistoria circuito de carnaval

Durante a noite desta sexta-feira (5), uma comitiva da Polícia Civil visitou  alguns pontos dos circuitos carnavalescos de São Luís, com intuito de acompanhar o policiamento empregado, além de divulgar as ações da Polícia Civil durante o carnaval por meio dos seus plantões Policiais e para reforçar o trabalho integrado com os demais órgãos da segurança pública do Maranhão.

Faziam parte da comitiva o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado, Lawrence Melo; o Superintendente da Polícia Civil da Capital, Armando Pacheco; o Diretor do Centro de Inteligência da Segurança Pública, delegado Antônio Carlos Martins Júnior, além da presença de demais delegados e investigadores da Instituição.

IMG_0138

                                                                  Foto: Nilson Figueiredo

Esta atitude é uma recomendação da Secretaria de Segurança Pública, que defende que as ações sejam realizadas de forma integrada para garantir o cumprimento das metas para o carnaval deste ano. Esse trabalho de integração é a base essencial desta gestão da segurança pública. Logo durante todo o período de carnaval haverá um intercambio entre a patrulha da Polícia Militar e parte de investigação da Polícia Civil para coibir possíveis ações criminosas.

A visita foi realizada no circuito do Centro Histórico (REVIVER) onde há uma grande concentração de público. A equipe da Polícia Civil esteve presente na Casa do Maranhão e na Praça Nauro Machado, onde o número de foliões é intenso. Durante toda a noite, as principais ruas do centro de São Luís foram inspecionadas pela comitiva.

Na ocasião ainda foram feitos reforços para a Campanha de um trânsito seguro, adotada pela Delegacia de Acidente de Trânsito (DAT) com o lema “SEJA PRUDENTE, NÃO DEIXE A FOLIA TERMINAR EM CINZA ANTES DA QUARTA-FEIRA” que tem o foco na redução de acidentes e com objetivo de garantir um trânsito nas ruas da capital e nas rodovias que cortam o estado mais seguro, evitando assim ultrapassagens indevidas, excessos de velocidade e o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos condutores.

Post DAT - Website

Ao final da noite, a comitiva ainda visitou o Plantão Central do Parque do Bom Menino para acompanhar os trabalhos a serem desenvolvidos, dando destaque o funcionamento da biometria, que permite checar de modo mais apurado a identidade e dados pessoais de suspeitos, evitando assim, casos de duplicidade, falsidade ou adulteração de documentos e informações.

“O objetivo principal dessas visitas é oficializar o trabalho árduo que a Polícia Civil deve desempenhar durante todo o período festivo do carnaval, dando assistência ao cidadão, caso o mesmo necessite”. Frisou Lawrence Melo, Delegado-Geral da Polícia Civil do Maranhão.

Anselmo Oliveira / SSP-MA