CPTur afasta a criminalidade dos pontos turísticos de São Luís e Barreirinhas

A Companhia de Policiamento de Turismo Independente (CPTur) vem inovado suas táticas de segurança pública nos principais pontos turísticos de São Luís e na cidade de Barreirinhas, dentro dos padrões que foram estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

As ações da Companhia preveem a intensificação do policiamento não apenas nas praias e pontos de maior concentração de turistas, mas nos bairros e avenidas que estão no entorno dessas localizações. Tais pontos turísticos, como o Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Avenida Litorânea, Península e praia da Ponta D’ Areia e no município de Barreirinhas, este último considerado o portão de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, já vivem esse clima de pacificação.

Entre os planos estratégicos da CPTur que vem resultando em efeitos positivos no combate a criminalidade, está a execução da operação MALHA METROPOLITANA que visa combater a criminalidade em pontos específicos da região. Os policiais fazem abordagens a ônibus, pedestres e interceptação de veículos suspeitos. Tal operação já abordou,de janeiro até a primeira quinzena de agosto deste ano, 3.321 pessoas.

Já a operação “BUSCA IMPLACÁVEL”, foca no trabalho de abordagem direta de coletivos em pontos de maior vulnerabilidade ao crime nas principais avenidas que dão acesso aos pontos turísticos da capital. Dentro desta operação, os policiais da Companhia já executaram mais de 4.225 abordagens, além de registrar apenas 3 casos de roubo a transporte público na região de responsabilidade da CPTur em 2017.

“O objetivo de ambas as operações é o combate direto à criminalidade, às ações delituosas e sobretudo os assaltos a coletivos em nossa região de responsabilidade. A Secretaria de Segurança Pública e o Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão, por meio da CPTur, têm plantando boas sementes e colhido excelentes frutos que atendem aos anseios da sociedade maranhense e aos que visitam nosso estado” disse o Comandante da CPTur, tenente-coronel Roberto Filho.

A CPTur inova com 199 homens que trabalham por meio de viaturas, motocicletas e com equipes de apoio do Grupo Tático Móvel (GTM). Além disso, a Companhia possui bases fixas nos 5 pontos turísticos de capital e na cidade de Barreirinhas onde disponibiliza cerca de 20 Policiais Militares bilíngues que auxiliam no atendimento aos visitantes de outros países.

A CPTur executou, de janeiro até agosto, 58 flagrantes, 283 conduções, além de apreender 388 armas brancas, 13 armas de fogo e cerca de 844 unidades de entorpecentes.

Anselmo Oliveira – Ascom/SSP