CORPO DE BOMBEIROS PROMOVE CURSO DE ABORDAGEM TÉCNICA A TENTATIVAS DE SUICÍDIOS

Por: Ascom/CBMA-SSP

 

Aconteceu, entre os dias 04 e 07 de junho o I curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios no estado do Maranhão, a capacitação foi organizada pelo tenente coronel Leandro, chefe da Seção de Operações Integradas de Segurança do COE e pelo Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tendo como instrutor, o Capitão Diógenes Munhoz do Corpo de Bombeiros Militar do estado de São Paulo, especialista na área e profissional de referência nacional na abordagem de tentantes.

 

Nesta edição, o curso contou com a participação de 30 bombeiros militares, 03 policias militares, 01 socorrista do SAMU e 01 Bombeiro Civil. Tendo em vista a necessidade de aprimorar os conhecimentos dos bombeiros do Maranhão em um assunto tão relevante, foi que a corporação primeiramente enviou o um oficial do BBS, o tenente Jonatan Coutinho, até o estado de São Paulo para a realização deste curso, a partir daí, é que o capitão Diógenes foi convidado para realização da edição que aconteceu durante essa semana possibilitando a habilitação de mais militares do Maranhão.

Além de aulas teóricas que buscaram conhecer patologias psiquiátricas, novas técnicas operacionais voltadas para situações de risco de suicídio também foram trabalhadas juntamente ao estabelecimento do diálogo constante com a vítima. Essas inovações se apoiam em uma abordagem de aproximação centrada nas questões existenciais da pessoa em crise e buscam utilizar de forma empática e humana recursos que possam levar a pessoa a encontrar significados e enxergar outras formas de soluções para os seus problemas.

Durante a cerimônia de encerramento do curso, que aconteceu na Academia de Bombeiros Militar Josué Montelo (ABMJM), estiveram presentes o Coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA; o coronel Mauro Roberto Carramilo dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa; o coronel Márcio Robert, comandante operacional metropolitano entre outros oficiais e praças da corporação. Ao final, os alunos presentearam o instrutor, com um quadro de amarrações e uma cesta de iguarias maranhenses.

Em agradecimento a hospitalidade, o Capitão Diógenes falou sobre o carinho que passou a ter com a corporação maranhense e seus militares. “A partir de agora, os senhores têm aqui um humilde carregador do nome do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o que eu vi aqui, foram almas esperançosas, mas acima de tudo, almas sedentas, galgadas na fé e baseadas em uma sabedoria simples de objetivar o salvamento de vidas”, declarou o instrutor em seu discurso de encerramento do curso.

Para o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA, mais um importante passo foi dado para o aprimoramento técnico dos militares. “Certamente, daqui a um tempo, estaremos olhando para trás e observando a importância que foi plantar essa semente hoje, agradeço imensamente os ensinamentos do capitão Diógenes e destaco o profissionalismo e abnegação do tenente Jonathan, primeiro oficial a realizar esse curso em São Paulo e que buscou a concretização das instruções em nosso estado”.