CORPO DE BOMBEIROS NO CIOPS, TRABALHANDO EM PROL DA SOCIEDADE MARANHENSE

Carla Andrade – Ascom SSP

O trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiro no Ciops é composto por 24 Bombeiros dentre Oficiais e Praças, o serviço começa com a ligação do cidadão a procura dos serviços, pelos números 193 e 190. Os atendentes que são civis, atendem a ligação e automaticamente encaminham para os despachantes, temos dois despachantes do Bombeiro 24h00, supervisionados por um Capitão, de acordo com o que solicitado as viaturas operacionais que estão nas ruas à serviço se deslocam para fazer o atendimento, o Bombeiro trabalha em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, no atendimento das demandas da sociedade maranhense.

O plantão é composto por 04 pessoas, um Capitão, um Supervisor, e dois Praças que são os atendentes e despachantes. A prestação de serviço é muito diversificada, atua não só no combate ao incêndio, mas também no transporte pré-hospitalar, que são aqueles com serviços de ambulância, pessoas que tem mal súbito ligam para a cooperação, o Bombeiro trabalha nesse tipo de serviço em parceria com o Samu; colisão de veículos, pessoas presas em ferragens; captura e resgate de animais; incêndio em vegetação florestal; vazamento de gás; corte de árvores entre vários outros atendimentos que o Bombeiro presta à sociedade.

VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR

“A nossa contribuição aqui no Ciops é justamente para que o atendimento seja feito o mais rápido possível, e com eficiência para que a comunidade seja bem atendida. Funciona diuturnamente, em regime de plantões, com equipes de servidores especializados na prestação de um serviço de qualidade”. Afirma, Coronel Getúlio da Silva Pereira, diretor Operacional do Corpo de Bombeiros no CIOPS.

A integração das instituições e as tecnologias de informação e de comunicação possibilitam ao CIOPS como um todo, acompanhar o policial em ação, orientando os seus procedimentos, passando-lhes todas as informações de que necessitar, além de deslocar com rapidez e eficiência recursos especializados para apoio e suporte operacional.