Coordenador Executivo do Pacto pela Paz participa de Seminário promovido pela ESMA/FUNAC

O Coordenador Executivo do Pacto pela Paz- Dr. Dicival Gonçalves da Silva, participou nessa manhã de quarta-feira (17/10), do Seminário promovido pela Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (FUNAC/MA) e da Escola Socioeducação do Maranhão (ESMA), e que ocorreu no Auditório da Justiça Federal, bairro da Areinha, com o tema O fenômeno das organizações criminosas na atualidade: quais os impactos para juventude?.

Durante a primeira parte do evento, o Coordenador Executivo, compôs a mesa 1 da plenária, acompanhado da Promotora de Justiça Dra. Klycia Luiza Castro do GAECO/MPMA, da Dra. Isandra Maria Falcão- pesquisadora do CEUMA, do Prof Dr. Bruno Paes Manso- pesquisador do núcleo de Estudos da Violência.

Durante a parte destinada ao Coordenador do PPP, o mesmo ressaltou a Lei 10387 que instituiu o programa Pacto pela Paz, a importância da participação popular, através dos Conselhos Comunitários pela Paz e as conquistas da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado, com uma queda nos homicídios de 61%. Isso significa 436 vidas salvas, se comparado com o último ano do governo anterior.

Com relação ao enfrentamento ao crime, no que tange ao tema principal do Seminário, o Coordenador Executivo citou as conquistas do Pacto pela Paz ao evidenciar a interação com as comunidades através de cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI, totalizando 768 jovens atendidos, além do apoio ao programa “Identidade na Comunidade” que levou cidadania, com a emissão de 15672 carteiras de identidade aos jovens dos bairros e municípios mais carentes e de forma totalmente gratuita.

Estiverem presentes também a Coordenadora Adjunta do Pacto pela Paz- Dra. Mary Silva e do Juiz de Direito Dr. José Américo Abreu Costa- Titular da 1a Vara da Infância e Juventude de São Luís, além de diversas autoridades, convidados e participantes da sociedade civil organizada.