BOMBEIROS DO CIOP’S PARTICIPAM DE TREINAMENTO

Por SD Boueres / Ascom -CBMA

O atendimento a uma ocorrência pelo Corpo de Bombeiros se inicia desde o primeiro contato com o (a) solicitante através do telefone 193. Enquanto as primeiras informações são coletadas por um (a) atendente do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança do Estado do Maranhão), uma equipe de Bombeiros do próprio Centro, mantém o gerenciamento 24h por dia, de todas as informações acerca das equipes operacionais distribuídas pela região metropolitana de São Luís.

Dados referentes às especialidades de cada Batalhão, posição das viaturas, status de atendimento, quantidade de água em caminhões de combate a incêndios e outros detalhes, são checados em tempo real, possibilitando mais eficiência na mobilização das equipes e diminuição no tempo resposta.

A maioria dos chamados recebidos são solucionados com o emprego das equipes no local da ocorrência, porém, em alguns casos, enquanto acontece o deslocamento da viatura, o bombeiro que estabelece o contato via telefone com o solicitante, precisa realizar uma intervenção imediata, o que requer da equipe constante atualização profissional além de boa percepção diante das informações colhidas.

De acordo com um planejamento adotado pelo Diretor de Operações BM no Ciops, coronel Getúlio da Silva Pereira, no dia 27 de setembro, foi realizada uma série de instruções voltadas para as equipes de bombeiros do Ciops, o treinamento foi ministrado pelo aspirante a oficial BM Manuel e teve como objetivo aprimorar o atendimento, via telefone, nos casos de ocorrências envolvendo obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (OVACE); Ressuscitação cardio pulmonar (RCP) e parto de emergência.

“Essa requalificação profissional foi de extrema importância para nós bombeiros que trabalhamos diretamente com o público, muitas vezes uma informação que prestamos pode ajudar o próprio solicitante a salvar uma vida ”, afirmou o Capitão Geovan Aguiar Rios, supervisor BM do Ciops, após participar da instrução.