Anuário do Fórum Nacional de Segurança confirma queda de 11,8% de homicídios em São Luís

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado esta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que na capital maranhense houve uma diminuição de 11,8% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registradas no país em 2015.

Segundo o anuário, São Luís ficou na frente de capitais como Cuiabá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e Recife, que registraram entre -5,8% de redução, no caso de Cuiabá, e de 30,2% de aumento, em Palmas, no número de incidência de casos dessa natureza.

Os dados reafirmam a eficácia das políticas de segurança desenvolvidas pelo Governo do Maranhão em 2015, quando chegou a registrar queda de 20% em comparação a 2014.

Segundo o delegado-geral do Estado, Lawrence Melo, a existência de um cenário negativo estabelecido ao longo dos anos é uma das principais dificuldades do trabalho diário das forças de segurança. “É uma realidade desafiante, mas que não se modifica da noite para o dia. Nossa polícia tem sido compromissada com a garantia de mais segurança ao cidadão. É um trabalho conjunto e estamos firmes para mudar estes números negativos”, enfatiza Melo, que afirma ainda que os resultados serão vistos com mais clareza a médio e longo prazo.

2016

De janeiro a setembro deste ano, o número de crimes letais contra a vida em todo o Estado foi 20% menor que o do mesmo período de 2014. A principal redução ocorreu na cidade de São Luís, onde o número total de crimes violentos letais caiu de 521 em 2014 para 411 este ano.

Já as lesões seguidas de morte tiveram queda de 71% no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Os casos de estupro também seguem trajetória descendente importante. Em setembro, houve 30% menos casos na Região Metropolitana de São Luís. Ao longo deste ano, a queda foi ainda mais significativa: 40% menos casos na comparação com o mesmo período de 2014.