Ações integradas da Secretaria de Segurança realiza operações nos bairros de São Luís

Em ação integrada, a Secretaria de Segurança Pública e o Comando Geral da Polícia Militar desencadearam, na noite desta quinta-feira (28), uma operação na área Leste, coordenada pela Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (Saisp) e o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (Cpam2). A operação conjunta, que envolveu ao todo 65 policiais, resultou em blitz e incursões visando o combate à criminalidade na região metropolitana de São Luís.

As polícias Civil e Militar iniciaram a operação por volta das 21hs, em duas fases, efetivadas nas áreas do 6º e do 13º Batalhão da Polícia Militar. Na primeira fase, barreiras foram intensificadas com abordagens a coletivos, vans, veículos de passeio e motocicletas. Em ato contínuo, procederam revistas nos condutores e transeuntes. As blitz aconteceram em trechos das avenidas Lourenço Vieira da Silva (Uema), Av. Guajajáras, Av. do Viva da Cidade Operária, MA201(Liceu Maranhense) e MA201 (Jardim da Paz).

A segunda fase da operação, iniciada por volta das 11hs, se deu com incursões e abordagens em locais suspeitos. As áreas alvo das incursões foram os bairros da Cidade Operária, Cidade Olímpica, Paranã, Jardim Tropical, Nova Terra, Vila Cafeteira, Vila Operária, São Bernardo, Vila Brasil, São Raimundo, Maiobão, Moropóia, Vila Alcione Ferreira, Vila Roseana Sarney, Centro de Ribamar e adjacências.

Ações ofensivas contra a violência

Em uma das ações a polícia foi acionada por populares no bairro  Cidade Olímpica, nas proximidades da Av. O1, onde dois elementos haviam realizado disparos contra um homem não identificado e que teria sido encaminhado às pressas para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão 1. De imediato, foram realizadas buscas na região no sentido de identificar e prender os autores dos disparos, que até a produção desta matéria não tinham sido identificados.

IMG_20160728_232143960

Já em outra ação foi preso em flagrante delito, no Bairro da Matinha, área da Mata, um homem conhecido como “Marcos”, no momento em que estava agredindo com uma estaca uma anciã de 72 anos. Ele foi impedido pelos policiais e encaminhado para o plantão da Cidade Operária, para a formalização do devido flagrante.

O comandante do Cpam 2, o cel. Celso Jardim repassou que “ A operação foi deflagrada na área leste, visando enfrentar a criminalidade de forma geral, ajudando ainda no desarmamento de criminosos. Foram realizadas incursões nos bairros com maiores índice de criminalidade na área.  Já o supervisor do Saisp Leste, o delegado Henrique Mesquita, informou que definiu como objetivo da operação saturar áreas de criminalidade na região. “As barreiras e incursões em áreas críticas, visaram que o feriado prolongado transcorresse normalmente e garantir mais tranquilidade à população”, afirmou.

A força tarefa realizada na área Leste, do Saisp, que compreende também a área do 6º e do 13º Batalhão, foi coordenada pelo comandante do Cpam2, o Cel. Celso Jardim e pelo delegado Henrique Mesquita, por meio do Saisp. Todas as seccionais trabalharam em conjunto para que a operação fosse bem sucedida na área do Saisp Leste. Da Polícia Militar participaram os policiais do 6º Batalhão, do 13º Batalhão do Choque, do Batalhão Tiradentes e, ainda, do Cpam2.

Mauro Wagner – ASCOM SSP