Ações continuas da Polícia Civil apreende grande arsenal de armamento além de um fuzil .50 em Santa Luzia do Tide

Durante coletiva presidida pelo Delegado Geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz, foi apresentado na tarde desta quarta-feira (09), o resultado de diligencias realizadas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC, que vinha sendo realizada desde a última sexta-feira, que culminou na prisão de Clauton Barbosa Gonçalves, conhecido popularmente como “Seco ou Gato”, apontado como um dos maiores assaltantes de carro forte da região norte-nordeste.

As ações foram desenvolvidas estrategicamente na cidade de Santa Luzia do Tide. Seco é o líder de uma organização criminosa responsável pelos ataques a carro forte acontecidos em Bom Jesus das Selvas, ocorrido no dia 25 de julho de 2017; em São Bernardo em 09 de janeiro de 2018 e, ainda em Alto Alegre do Maranhão fato registrado em 12 de abril de 2018.

Vale lembra que foram presos ainda nesta operação Anilson de Sousa Carlos, vulgo “Dunga” e Dayane Ribeiro Carlos, a dupla prestava auxilio a Clauton Gonçalves para esconder e transportar os armamentos e demais objetos ilícitos, bem como o ajudavam na lavagem do dinheiro de ganho criminosamente.

Durante a ação foi encontrado em um imóvel localizado no Povoado Ferro-Velho, na cidade de Santa Luzia de Tide, e em uma fazenda de propriedade de Clauton, comprada a cerca de seis meses, um verdadeiro arsenal enterrado, tais como:

– 4 (quatro) fuzis cal. 5.56 mm;

– 1 (um) fuzil AK-47 cal. 7.62 x 39 mm;

– 1 (uma) espingarda calibre 28;

– 1 (uma) espingarda calibre 12, subtraída na ação de Alto Alegre do Maranhão;

– 2 (duas) pistolas Glock, modelo G17, 9mm;

– Centenas de munições calibre 28, 5.56 mm, 7.62mm, 7.62 x 39 mm;

– Calca camuflada;

– Balaclava;

– Coldres.

 Também foram apreendidos:

– Dezenas de comprovantes bancários demonstrando uma intensa e frequente movimentação financeira por parte do preso;

– A quantia de R$ 68.200,00 (sessenta e oito mil e duzentos reais);

– 1 (uma) picape Toyota/Hilux;

– 1 (um) automóvel GM/Prisma;

– 1 (um) quadriciclo Honda/Fourtrax;

– 1 (uma) moto Yamaha/XJ6N;

– 1 (uma) moto Honda/Twister;

– 2 (duas) motos Honda/CRF 230 cc.

 

No início da noite desta terça-feira (08), foi encontrado ainda um fuzil calibre .50, enterrado em zona de mata da fazenda de Clauton Barbosa.

A ação contou com investigações ininterruptas do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras – DECRIF e do Departamento de Combate ao Crime Organizado – DCCO, da SEIC, onde foi possível localizar esse arsenal.

Acrescenta-se que Seco é de altíssima periculosidade, já tendo sido resgatado do interior de uma Delegacia de Polícia e cumprido pena em presídio federal.

O trio está à disposição do Poder Judiciário Maranhense para as medidas cabíveis.

 

Carolina Gomes – ASCOM/SSP                                                                      Fotos: Mauro Wagner