Ações Antibombas, varredura com identificação de objetos, desativação e neutralização encerram o estágio do II CATE da PMMA em RECIFE-PE

O II Curso de Ações Táticas Especiais (CATE) finalizou na noite desta sexta feira (21) o estágio de Ações Antibombas no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar de Pernambuco. Os alunos receberam as últimas instruções, com identificação, remoção, desativação e neutralização de artefatos explosivos. Também foi repassada a importância da utilização do animal farejador, que bem adestrado minimiza as possibilidades de erros, além de ganhar tempo na ocorrência. O estágio capacitou os alunos a atender ocorrências de crise, quando houver artefatos explosivos.

Em forma de integração, entre as polícias de Pernambuco e Maranhão, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizou o estágio de antibomba do II Curso de Ações Táticas Especiais. No BOPE de Pernambuco, a Polícia Militar realizou a demonstração com o cão farejador, no interior da unidade, onde o animal foi solto para uma busca, até encontrar um artefato explosivo, este escondido no interior de um armário. O cão farejador depois de investidas no local encontrou o explosivo. Na outra ação foi usado um veículo para guardar o explosivo. O cão farejador após buscas no veículo indicou de forma veemente, onde estava escondido o material.

O instrutor da PM de Pernambuco, responsável pelo acompanhamento do cão farejador informou, “É uma arma sem igual, por conta do potencial natural de identificação e seleção de odor, aonde os recursos humanos não podem chegar, o cão tem essa viabilidade. As polícias precisam custear este trabalho por conta do combate ao crime de forma geral. O cão farejador é uma arma contra o crime, na indicação de entorpecentes e explosivos”, destacou o instrutor e Sd. Ferreira Lima. Ele esteve acompanhado do instrutor e Cb. Lima Moura. Foram ainda realizadas varreduras em locais de difícil acesso, como interiores de residências e veículos para a localização e retirada de artefatos explosivos.

Os instrutores do estágio no BOPE, Major Bantim, explanou acerca de Artefatos Explosivos e Gerenciamento de Incidentes; Já o Capitão Simões, repassou instruções sobre ações Terroristas e o Subtenente Fábio, instruindo acerca de bombas e técnicas de desativação. Os instrutores do BOPE deram orientações tanto na teoria como na prática, no sentido, que os alunos do CATE assimilassem o conteúdo do estágio. Acompanharam os alunos do CATE: o Diretor do Curso, Ten. Cel. Sodré, o coordenador, Maj. Onildo, o subcoordenador, Ten. Nasser, o Sgt. Nascimento, além de toda a equipe de instrução, todos de São Luís.

Instrutores de vários Estados

A realização do II Curso do CATE contou com a participação de vários instrutores, tanto do nosso Estado, como de outros da federação e também da Força Nacional. Instrutores de Pernambuco, Brasília e Piauí. Os instrutores do CATE abordaram diversos temas no curso, tais como: Noções de Direitos Humanos; Socorros de Urgências; Teoria Geral de Operações Especiais; Abordagem; Combate Corpo a Corpo; Armamento, Munição e Balística; Treinamento Físico Militar; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Ocorrências com Explosivos; Tiro de Precisão; Segurança de Dignitários; Gerenciamento de Crise e Negociação; Instrução Tática Individual; Técnica de Patrulha Individual; Tiro Tático; Operações Rurais; Assalto Tático I e II; Trabalho em Altura; Operações Aéreas; Intervenção em Presídio.

Com a finalização do Estágio em Recife, os integrantes do CATE seguirão para a cidade de Custódia, ainda no Estado de Pernambuco, onde acontecerá outro estágio no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), com Estágio na Caatinga, com duração de uma semana, onde depois retornarão para São Luís para continuação do curso do CATE.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP                                                                                          Fotos: PM-MA