Academia de Polícia da PMMA comemora 25 anos de existência

Homenagens, celebração religiosa, apresentações de musicais e poesias marcaram o encerramento das comemorações alusivas ao aniversário de 25 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), da Polícia Militar do Maranhão – PMMA. O evento aconteceu no final da tarde de sexta-feira (4), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), na Cohama, em São Luís.

Durante a solenidade o comandante da APMGD, coronel Raimundo Nonato dos Santos Sá, prestou homenagens ao comandante-geral e subcomandante da PMMA, coronéis Jorge Allen Guerra Luongo e Pedro Ribeiro, aos ex-comandantes da Academia Gonçalves Dias e a dezenas de personalidades civis e militares, que contribuíram para o engrandecimento da unidade de ensino superior da PM. Eles receberam placa comemorativa e certificado.

Foram também homenageados de forma coletiva os Oficiais da 3ª turma do CFO. Eles ingressaram no ano de 1995 e hoje, em sua maioria, são oficiais superiores e exercem funções de grande responsabilidade na instituição. Todos foram agraciados com certificados e flâmulas da APMGD. Houve ainda a entrega do certificado ao cadete Carlos Alberto Rebouças Lima Filho, escolhido como cadete padrão.

“É uma grande honra para mim estar vivenciando este momento novamente, fico muito feliz de fazer parte desta linda história”, disse o coronel Delary Cantanhêde, primeiro comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias.

O coronel Jorge Luongo durante sua fala enalteceu a qualidade de ensino e o nível intelectual dos profissionais que estão hoje a frente da Academia. O oficial destacou e parabenizou a visão de futuro dos que idealizaram e fizeram acontecer com maestria e dedicação os 25 anos da APMGD. “É uma honra ser comandante geral da Corporação que me recebeu como cadete, tenho muito orgulho da Academia, aqui aprendi doutrinas tendo com base disciplina e hierarquia”, disse o comandante geral.

Mais

Academia é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

Nesses 25 anos, já formou mais de mil oficiais do Maranhão de outros estados. Na APMDG são realizados vários cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais como o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP) e mais conhecido que é o Curso de Formação de Oficiais (CFO), curso de nível superior, com duração de quatro anos, reconhecido pelo MEC, fruto do convênio firmado com Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Hoje, a APMGD é referência nacional em ensino e formação dos comandantes e gestores da segurança pública do Estado. Exemplo maior são os coronéis Jorge Luongo e Raimundo Sá, atuais, comandante geral da PMMA e comandante da APMGD, respectivamente, alunos da 1º turma do CFO da Academia no ano de 1993.