9º BPM apresenta balanço positivo nas ações policiais de 2017

Por Anselmo Oliveira / Ascom-SSP

O planejamento das ações implantadas pelo comando do 9º Batalhão da Polícia Militar nos cinco primeiros meses de 2017 vem se destacado pelo grande investimento em operações policiais, o foco para as Operações “Busca Implacável, Saturação e Círculo Total” esta última desenvolvida basicamente nos finais de semana, período onde o índice de criminalidade tende ser relevante. As operações possuem o objetivo primordial de fazer regredir os números de ações criminosas em todos os 85 bairros abrangidos pelo batalhão.

A frente do 9ºBPM a mais de um mês, o Tenente-Coronel Harlan, coordena os trabalhos nas ações de incremento das atividades cotidianas do policiamento ostensivo , quando há a necessidade de ampliação ou relocação de recursos com vistas à correção de atos criminosos em determinadas áreas , consideradas vulneráveis a criminalidade.

De acordo com o Coronel Harlan, mais de 350 homens vêm intensificando os trabalhos de policiamento preventivo, através de viaturas, motocicletas, essas por sinal vêm apresentando bons resultados no combate a criminalidade, devido a sua facilidade de acesso, além dos eficientes trabalhos do serviço de inteligência do batalhão, sendo o Grupo de Serviço Avançado (GSA).

O Grupo de Serviço Avançado ( GSA) do 9° BPM , formado  por policiais  militares  treinados para auxiliar o Comando  na coleta de informações sobre a Mancha Criminal na área,  tem se destacado pela contribuição dada  à melhoria do  planejamento e , consequente,  direcionamento das ações e  operações policiais de combate ao crime, fazendo com que o Batalhão aumente a sua  produtividade na operacionalidade da PM.

Com referência a região central de São Luís, o Coronel foi enfático em dizer que os trabalhos de policiamento estão sendo desenvolvidos durante 24 horas, principalmente nos horários de mais movimentos, principalmente durante a madrugada nas proximidades da Rua Grande para evitar casos de arrombamentos nos estabelecimentos comerciais, tal crime sem registros a mais de 50 dias, inclusive com a prisão de suspeitos.

No raio X da segurança , o 9º BPM e o comandante apresenta a análise com exclusividade , com números que compreendem de janeiro a maio de 2017,Veja o quadro abaixo :

PRODUTIVIDADE DO 9º BPMMA (JANEIRO – MAIO DE 2017)

Fonte: 9º BPMMA

Segundo o comandante, a intensificação do policiamento tem diminuído o tempo de resposta às ocorrências e que, o aumento das abordagens tem favorecido os flagrantes e a recuperação de veículos furtados e roubados.

Outro ponto destacado pelo Coronel é o envolvimento de menores no crime, diretamente ligada aos roubos e tráfico de drogas. “As forças de seguranças têm feito muito bem os seus trabalhos, mas percebemos que essas ações não tem uma sequência, dentro da questão do combate a criminalidade”, disse o coronel Harlan. Para o ele, os dados indicam que mais uma vez a Polícia Militar esteve comprometida em oferecer á população ludovicense.