DESAPROPRIAÇÃO DE TERRA DO ANTIGO CLUBE JAGUAREMA

Foto: Nilson Figueiredo

Por Carla Andrade / Ascom – SSP

A Policia Civil com o apoio da Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Blitz Urbana, Guarda Municipal em ação conjunta fizeram na manhã de hoje (20), a desapropriação de terra do antigo Clube Jaguarema localizada no bairro do Cutim Anil, São luís -MA, o grupo que estava tentando se apropriar da área foi avisado que se tratava de uma propriedade privada e de preservação ambiental e não poderiam permanecer no local. Se passaram os dias e lá permaneceram, fazendo com que a Policia Civil com apoio das demais equipes de segurança do Estado fossem fazer a desocupação.

A Propriedade se trata do antigo Jaguarema que foi adquirido pela empresa Dimensão, onde sua grande parte foi construída o prédio Eco Space, e a área de preservação ambiental pelo fato de ter um canal, nascentes, arvores foi passada para a prefeitura em processo de doação que ainda está sendo finalizado.

“A perícia foi feita no local para averiguar se a área era realmente de preservação ambiental, logo foi registrado que haviam nascentes, muitas árvores, córregos que se caracteriza como uma área de proteção, logo não poderiam haver construções e ou qualquer outro tipo de obras no local”. Afirmou, Bianca Almada Delegada de Meio Ambiente do Maranhão.

Foto: Nilson Figueiredo

Foi recomendado através do ministério público por meio do promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Junior, titular da 3ª Promotoria Especializada de Proteção do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural de São Luís, para fazer a desmobilização logo no início da invasão para evitar maiores danos. Já haviam no local por volta de 40 piquetes e apenas duas pessoas moradores do local foram removidas do local através do estudo sociografico feito por parte do Projeto Minha Casa Minha Vida.