Suspeitos de ordenar ataques a ônibus já foram identificados, diz Jefferson Portela

Quinze pessoas foram presas até a manhã desta sexta-feira, por suspeita de participar das ações criminosas ocorridas na última quinta-feira (19), de incêndios a transportes coletivos na região metropolitana de São Luís.

As prisões foram a resposta imediata da polícia aos ataques a coletivos na região metropolitana de São Luís. Em uma dessas ações, efetivada pela Polícia Militar, por meio do Batalhão Tiradentes, cerca de sete suspeitos foram encontrados com material inflamável na região da Forquilha. Após serem conduzidos para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), foram abertos inquéritos para apurar a participação deles nas ações criminosas.

As diversas prisões contaram com a participação da Seic, e com o apoio das Seccionais Norte, Sul, Leste e Oeste. Dos 07 suspeitos, dois foram identificados como elementos que participaram ativamente dos ataques que ocorreram em 2014.

Embora os fatos ainda estejam sendo apuradas e já tenham sido presos os responsáveis, evidencia-se que os enormes prejuízos causados por ações policiais ao narcotráfico, com elevado número de prisões em flagrante, apreensões e indiciamentos levou os chefões do tráfico ao desespero. Ações integradas das polícias civil e militar, como a do Batalhão Tiradentes, por exemplo, reduziram em 60 % os assaltos a ônibus. Ontem, os bandidos quiseram dar uma demonstração de força, mostrar que ainda estão vivos, mas foram contidos imediatamente.

A partir do governo Flávio Dino, com novas estratégias e apoio dos serviços de inteligência, a polícia alcançou os grandes traficantes, desarticulou quadrilhas locais e interestaduais, ocasionando, segundo cálculos do delegado geral Lawrence Melo, um prejuízo de R$ 5 milhões ao narcotráfico. De uma única vez, apreendeu R$ 500 mil reais em entorpecentes provenientes do Mato Grosso do Sul.

Ainda nesta sexta-feira (20), a Cúpula do Sistema de Segurança esteve reunida no palácio com o Governador Flavio Dino, dando ênfase a estratégias para inibir essa prática criminosa.

O Secretário Jefferson Portela informou que os suspeitos de ordenarem os ataques a ônibus na noite de ontem já foram identificados e serão apresentados à imprensa, pela cúpula da segurança na tarde desta sexta feira (20), as 15h, na Secretária de Segurança Pública.

Isadora Fonseca e Mauro Wagner – Ascom SSP