Subsecretário de Segurança recebe Comissão de Motoristas por Aplicativo

Como forma de discutir Políticas de Segurança Pública para os usuários e motoristas por aplicativos, a Secretaria de Segurança Pública em conjunto com Ouvidoria de Segurança recebeu uma comissão de motoristas por aplicativos de mobilidade urbana, na tarde de sexta (25). Se buscou discutir na pauta como a SSP a possibilidade de ajudar os motoristas por aplicativo no estado no gerenciamento de segurança para esta categoria que chega a ser atualmente quase sete mil motoristas na região metropolitana.

Na oportunidade, o Subsecretário de Segurança Pública, Saulo de Tarso expressou que cada vez mais o sistema de segurança do estado está próximo das comunidades, e das pessoas em situação de vulnerabilidade. Nos últimos 4 anos a segurança tem correspondido as expectavas do cidadão maranhense, a exemplo de São Luís que saiu do patamar das 50 capitais mais violentas do mundo. Que isso é resultado de que a criminalidade é combatida com inteligência e prevenção.

Para o Ouvidor de Segurança, Marcio Rabelo, a falta de um arcabouço jurídico dos sistemas de transporte por aplicativo leva a omissão das empresas no âmbito da segurança. Isso afeta quase que diretamente a responsabilidade da segurança pública. Como as políticas de segurança devem ser discutidas com todas as categorias, a acolhida da SSP aos motoristas por aplicativo e seus usuários está de parabéns. Isso mostra como a Secretaria de Segurança por meio do Dr. Jefferson Portela vem discutindo as políticas públicas de segurança com diferentes atores da sociedade.

Durante a reunião, a Subsecretário de Segurança Pública, Saulo de Tarso reforçou para os motoristas que já faz parte do plano de 2019 maior policiamento ostensivo tanto na capital quanto no interior do estado e que o estado vem reduzindo a criminalidade.

Entretanto a segurança pública deve ser analisada não apenas de forma conjuntural, mas estrutural. Que cabe também ao cidadão de bem o dever de fazer sua parte ajudando todo o sistema no combate a redução da criminalidade. Por fim o Subsecretario frisou referente a morte do motorista Edmilson Azedo que a Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa – SHPP, vem tomando todas as providências para que o Inquérito seja encaminhado de imediato à justiça. Isso mostra o forte compromisso das forças de Segurança com cidadão maranhense.