SSP-MA PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA EM BRASÍLIA

Carla Andrade – Ascom SSP

A Cúpula da Segurança Pública do Maranhão participou na última quarta (13) e quinta-feira (14), do Seminário Nacional de Segurança Pública, que foi realizado na Academia Nacional da Polícia Federal, em Brasília-DF.
Com a abertura do evento pelo Presidente da República, contou ainda com a presença do Ministro da Segurança  Pública, Raul Jungman e do Ministro da Justiça, Torquato Jardim, tendo em seguida o Secretário Nacional de Segurança Pública, General Santos Cruz, na apresentação da agenda de trabalho, informado a todos os presentes que a denominação do título do seminário, “Nós fazemos a Segurança Pública”, foi devido a anotação de uma fala do Secretário Jefferson Portela, quando este presidia o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, e liderava todos os Secretários com iniciativas que resultaram inclusive na implantação do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública).

O Maranhão foi representado pelo Secretário Adjunto de Segurança, Saulo Ewerton, que esteve acompanhado do Delegado Geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Célio Roberto; do Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Jorge Luongo e do Superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Miguel Alves.

Na pauta do seminário foram debatidos vários temas, com destaque para a Valorização e Proteção Policial; Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos; Registros de Ocorrências; SINESP; Ronda Integrada; Papel da Guarda Municipal na Segurança Pública; SUSP, bem como a apresentação dos sistemas Detecta e Alerta Brasil.

No segundo dia foram destaques assuntos como o Controle de Armamento; Padronização Bélica e também o Financiamento BNDES para a Segurança Pública. Ao fim foram formadas oficinas de trabalho onde foram colocadas em discussão o incremento da Legislação penal e processual penal; a Transferência de Recursos Federais fundo a fundo dentro do SUSP; Valorização da Polícia Judiciária, dentre outros assuntos, que estenderam o debate para a apresentação de propostas, visando sempre a melhoria e o incremento na construção da Segurança Pública.