SSP-MA ANUNCIA DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO “SALVE MARIA” NO MARANHÃO

Por: Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, participou nesta segunda-feira (25) no auditório da sede da instituição de segurança, do anúncio do Aplicativo “Salve Maria”, desenvolvido com base e nos excelentes resultados com Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí .

Este slideshow necessita de JavaScript.

O aplicativo Salve Maria foi apresentado e explicado a cúpula da segurança pública maranhense pela Subsecretária de Segurança Pública do Piauí, Eugênia Villa que frisou que a ferramenta móvel tem sido um importante instrumento de combate a violência contra a mulher no Piauí. A tecnologia é um mecanismo ágil e fácil de ser utilizado que pode evitar a morte de mulheres por feminicídio.

Ao acionar este botão, o aplicativo deve emitir um alerta as autoridades policiais com a localização da denunciante, possibilitando que a viatura policial mais próxima do local possa atender o caso. O segundo botão pode ser usado por qualquer pessoa, sendo necessário preencher um formulário simples com dados do agressor, da vítima, endereço e ainda anexar arquivos de áudio, vídeo e imagem. O processo de denúncia é sigiloso nas duas opções.

Por fim o gestor da pasta da segurança maranhense, além de anunciar a construção do aplicativo, apresentou a criação da Superintendência Estadual da Mulher, que terá a frente a delegada Kazumi Tanaka, atual Coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (CODEVIM) e o Conselho Feminino de Segurança Pública.

O aplicativo está em fase de testes e deve ficar disponível para download para o público em geral.