SSP lança projetos e entrega equipamentos de segurança visando o combate estratégico ao crime no Maranhão

Dando seguimento aos novos programas na área da segurança pública, o secretário Jefferson Portela esteve durante a última semana em vários municípios, além de fazer a entrega de novas aquisições para reforçar a segurança em cidades consideradas estratégicas do estado.

Uma das aquisições foi a entrega do novo posto da Polícia Militar, localizado ás margens da MA 034, próximo da BR 226, ponto crucial e estratégico entre os municípios de Caxias, Timon, Buriti Bravo, Matões e Presidente Dutra, cidades que ficam ao leste maranhense.

O posto visa principalmente dar suporte a eventuais casos que possam surgir na região. Além disso, o posto será usado como base para a organização de barreiras policiais, com a presença de guarnições equipadas, erradicando a sensação de insegurança das comunidades no entorno do posto.

Já nas cidades de Coelho Neto e Peritoró, Portela fez o lançamento do projeto Unidades Táticas das Cidades (UTC). O projeto inclui novas viaturas e entrega de armamentos de ponta para melhor equipar os homens da Polícia Militar. O UTC tem o objetivo de dar uma resposta mais rápida nas operações, batendo de frente com possíveis práticas de crimes de maior potencial ostensivo.

O secretário ainda participou de uma audiência pública realizada na cidade de Barreirinhas, cuja pauta principal foi debater com a comunidade a situação da segurança pública do município, considerado um grande polo turístico do Maranhão. Na ocasião, Jefferson Portela apresentou possíveis soluções para inibir a criminalidades da região. Entre as táticas estão as reuniões ordinárias para discutir as medidas adotadas, adiantando a criação de um Batalhão da Polícia Militar, de uma Companhia Especializada em Policiamento Turísticos, além da implantação de uma delegacia regional em Tutóia e o reforço com novas viaturas acessíveis ao relevo da região.

Ainda em sua passagem pela cidade de Barreirinhas, Portela ressaltou que será criada uma Unidade Tática das Cidades (UTC) na região que irá atender, por meio de policiamento preventivo, às cidades de Vargem Grande e Icatú.

De volta a São Luís, o secretário entregou, na última quarta-feira (28), as novas instalações da 3ª Companhia do 6ª Batalhão da Polícia Militar, no bairro  Cidade Olímpica, considerado o maior conjunto habitacional urbano da América Latina, área essa que abrange 66 bairros, sendo 85 sob a circunscrição do 6ª BPM. Durante a solenidade, o governador Flávio Dino anunciou que a licitação para a obra de construção do 6ª BPM será concluída no início de janeiro, trazendo, assim, um clima de paz para a região da Cidade Operária.

Logo em seguida, a cúpula da segurança pública, junto com o governador Flávio Dino, inaugurou a reforma e ampliação da sede da Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol). A reforma contou com a construção do prédio da guarita de vigilância, do setor administrativo e das salas de aula, o que deve resultar no melhor desempenho de práticas pedagógicas para os futuros alunos, com capacidade para atender até 550 futuros agentes. No final da tarde, a SSP lançou a operação batizada de “Rapina” que visa inibir os furtos e roubos de veículos em São Luís, operação essa que contará com o auxílio do aplicativo WhatsApp para atender denúncias anônimas contra quadrilhas especializadas nesse tipo de modalidade de crime.

Vale ressaltar que todos esses projetos e aquisições são fruto de uma árdua parceria entre a pasta da segurança pública com o governo do estado e o governo federal.

 

Anselmo Oliveira – Ascom/SSP