SSP estende convite ao Ministério Público Estadual para compor Comissão Interinstitucional de Prevenção e Repressão Qualificada à Violência no Ambiente Escolar

Por Anselmo Oliveira – Ascom SSP

Na manhã da última segunda-feira (12) a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão representada pelo subsecretário de Segurança do estado, Saulo Ewerton, promoveu um encontro com futuros membros da Comissão Interinstitucional de Prevenção e Repressão Qualificada à Violência no Ambiente Escolar, que foi realizada nas dependências da sede da 1ª Promotoria da Educação, em São Luís.

O encontro teve o intuito de apresentar propostas e concretizar os primeiros passos que a Secretaria de Segurança a fim de atuar de modo mais efetivo no combate e na prevenção da violência nas escolas e nos seus entornos na região metropolitana de São Luís, sendo assim foi criada a comissão, a qual, em conjunto com outros atores envolvidos no projeto, tem como foco de discutir e traçar estratégias para a redução da violência e criminalidade.

Além do subsecretário Saulo Ewerton participaram ainda da reunião o Promotor de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Avelar; a secretária da Promotoria da Educação, Márcia Pacheco; o Tenente-Coronel da Polícia Militar, Aritanã do Rosário e do assessor do gabinete da SSP, Major Marcos David.

A SSP citou projetos que vêm sendo desenvolvido nas escolas, dando como exemplo as visitas dos representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Seduc e Semed, com trabalhos de conscientização onde são ministradas palestras para os alunos e professores. Ainda sobre os programas foram citados a forte presença da Policia Militar que vem sendo realizada na área do 6º Batalhão da PM, citando como exemplo a escola Ribamar Bogéa, na Cidade Olímpica e unidade de ensino Domingos Vieira Filho no Maiobão, onde foram desenvolvidas dinâmicas entre os estudantes. Além disso, foi proposto o uso de novas tecnologias para auxiliar nos trabalhos da pasta da segurança pública.