SSP empossa 22 Conselhos Comunitários do Pacto Pela Paz na região metropolitana de São Luís SSP-MA

ASCOM/SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão por meio do Programa do Pacto pela Paz, empossou na manhã deste terça-feira, (12), 22 Conselhos Comunitários Pela Paz, na região metropolitana. Uma das atribuições dos Conselhos Comunitários é trabalhar ao lado das forças de segurança do Estado, no sentido de promover a paz, melhorias para a comunidade e a diminuição das desigualdades sociais. A solenidade hoje é voltada para a posse dos Conselhos Comunitários eleitos e reeleitos

Os Conselhos Comunitários do Programa Pacto Pela Paz exercem um papel fundamental com a comunidade, pois é o elo que fortifica na união entre o poder público com a comunidade, advindo interação entre ambas as partes.

O Programa Pacto pela Paz, incide na valorização das políticas públicas, nas áreas de segurança, saúde, cidadania, infraestrutura, saneamento básico, entre outras. O Programa do Pacto Pela Paz foi criado pela Lei de número 10.387, dia 21 de dezembro de 2015, objetivando na redução das desigualdades sociais.

Durante a solenidade, os 22 Conselhos Comunitários Pela Paz foram apresentados aos presentes no Auditório da SSP, demonstrando assim, que a posse dos 22 Conselhos Comunitários Pela Paz estão aptos a exercerem com os comandantes de área da Polícia Militar e da Polícia Civil, um trabalho de importância impar para a comunidade. Na oportunidade fora entregue o Certificado de Capacitação dos Conselhos Comunitários Pela Paz. Os Conselhos Comunitário Pela Paz estão classificados na região da região metropolitana, divididas pelas regiões Norte, Sul, Leste e oeste.

Às vezes fazer o bem é dar um combate radical ao mal

O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela explicou durante o evento, que os Conselheiros Comunitários Pela Paz trabalharão em prol de sua comunidade. Esta aliança é importantíssima para com as forças de segurança pública. O Secretário de Segurança lembrou, que “O crime organizado tem que ser combatido é com força e a firmeza do estado. O que vai valer é a força do Estado contra o crime. Às vezes fazer o bem é dar um combate radical ao mal, firme e eficiente. Estaremos reunidos com os senhores, dos 22 Conselho Comunitários que hoje tomaram posse, para ajudar na solução dos problemas na segurança pública, nos bairros da região metropolitana. O Governador Flávio Dino como gestor público, determinou a criação de três câmaras técnicas, formadas por secretários. Uma delas é a Câmera de Bem-Estar Social, à qual é formado por sete secretarias. Elas têm que ouvir a população e apresentar sugestões sobre a superação dos problemas sociais. Os senhores estão sendo convocados para ser os agentes públicos da paz”, destacou o secretário Jefferson Portela.

O Coordenador Executivo do Projeto do Pacto Pela Paz, Delegado Dicival Gonçalves informou “A solenidade hoje é voltada para a eleição e a posse dos Conselhos Comunitários eleitos e reeleitos. O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, deu posse aos conselhos, juntamente com a coordenação executiva. É um momento importante, porque a participação popular está inserida dentro do contexto do Programa do Pacto Pela Paz, na Lei 10.387, dia 21 de dezembro de 2015. Hoje foram certificados todos eles, os certificando. Se propõe para 2019, um plano de metas, onde se propõe em uma redução ainda maior na diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Em 2018 houve uma redução de 62%, onde saímos das 50 cidades mais violentas do país e saímos das 10 cidades mais violentas do Nordeste. O Projeto do Pacto Pela Paz foi instituído pelo governador Flávio Dino e tutelado aqui pela Secretaria de Segurança Pública, através do secretário de Segurança Jefferson Portela, que tem dado todo o apoio para que a sociedade civil organizada e as forças de segurança possam trabalhar dentro de uma interlocução, dialogando e trabalhando ainda nos municípios, onde estarão sendo formados os novos conselhos comunitários nos municípios maranhenses”, conclui-o.

Presente na posse dos 22 Conselhos Comunitários, além do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; o Comandante da Polícia Militar, o Cel. Jorge Allen Luongo; o Delegado Geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz; Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, Delegado Dicival Gonçalves; Ouvidor de Segurança Pública, Márcio Rabelo; Superintendente do Interior, Delegado Armando Pacheco; o Vereador da Raposa Jorge Pontes e ainda policiais militares, civis, demais autoridades, amigos e familiares.