“SOMOS AGENTES DA MESMA CAUSA PÚBLICA” DIZ JEFFERSON PORTELA DURANTE PASSAGEM DE COMANDO DO 9ºBPM

Por: Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela prestigiou nesta sexta-feira (18) no auditório principal da instituição de segurança, a passagem do Comando do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado. O tenente coronel Everaldo Coutinho Moraes é o novo comandante da corporação. Ele substitui a coronel Edilene Soares da Silva, que estava à frente da corporação desde abril de 2018.

A coronel Edilene que teve passagens por alguns batalhões do interior, batalhão ambiental e 20ºBPM, assumiu o comando do 9º BPM com o foco de proteção a pessoa, alicerçado na aproximação com a comunidade e no aumento da ostensividade em mais de 65 bairros de São Luís. Com o lema: Abordar, abordar e abordar, os trabalhos das guarnições resultaram na apreensão de 84 armas de fogos, 136 armas brancas, 2.500 quilos de drogas de todos os tipos e em mais de 121 mil abordagens em 2018.

Além do Secretário Jefferson Portela, o evento contou com as presenças do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo; o Subcomandante da PM, coronel Pedro Ribeiro; do Comandante do 24ºBIS, tenente coronel Sousa Filho; do Subchefe do Estado Maior da PMMA, coronel Roberto e da Juíza Maria Francisca Gualberto de Galiza.

Em seu discurso, o Secretário Portela parabenizou os trabalhos executados pelo 9ºBPM durante a gestão da coronel Edilene, dando destaque a redução nos índices de criminalidade nos bairros da região central da capital. “A farda que vocês vestem é uma extensão da bandeira do Estado do Maranhão. O Estado tem muito orgulho da tarefa que cumprem todos os dias. A troca de um comandando é menos importante do que o trabalho que todos vocês fazem diariamente. É um trabalho difícil, mas quem o faz por vocação honra a farda”, finalizou Portela.