Servidores da SSP tem dia dedicado a aferição de pressão e glicemia pelo “Dia Mundial do Diabetes”

“Você é quem faz sua Segurança. Drible o Preconceito” (Biopsicossocial-SSP)

No dia 14 de novembro é comemorado o “Dia Mundial do Diabetes”, por isso a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dedicou esta quinta-feira (17), para falar de prevenção, aferir pressão e glicemia dos servidores e visitantes do órgão.

O diabetes trata-se de um distúrbio metabólico que pode ser de origem genética ou obtida, através de um aumento da concentração de glicose no sangue, ou seja, a hiperglicemia.

Existem três tipos de diabetes a do tipo I, II e a gestacional. A tipo I trata-se de uma deficiência ocasionada pela falta de insulina que leva ao acumulo de glicose no sangue, sendo uma doença autoimune, geralmente diagnosticada na infância ou adolescência. Os sintomas resumem-se à vontade frequente para urinar, boca muito seca e a perda de peso sem causa aparente. O tratamento é feito com o uso diário de insulina e alimentação sem açúcar e com pouca quantidade de carboidratos. É imprescindível manter a prática regular de exercícios físicos, sob orientação de um profissional.

img_20161117_1013598851

O tipo II consiste em causar fatores genéticos ou maus hábitos de vida, tais como o consumo exagerado de açúcares e obesidade. Sensação frequente de sede, muita fome, visão turva se enquadram nesse tipo de diabetes. O tratamento se converte ao do tipo I e na maioria dos casos o uso de medicações via oral e alimentação adequada podem levar o paciente ao controle da doença.

Diabetes gestacional é um problema que aparece durante a gravidez, podendo ser diagnosticado mediante a um exame de glicose em jejum posteriormente as 22 semanas de gestação. Os sintomas são semelhantes ao do tipo II, e o tratamento incide em uma alimentação equilibrada e exercícios controlando o diabetes, já que esta tende a sumir após o nascimento do bebê.img_20161117_101105604_hdr1

A equipe do Departamento de Assistência e Apoio Biopsicossocial da SSP, convida ainda a todos os servidores para participar da comemoração do “Novembro Azul”, onde abordará a prevenção ao câncer de próstata e demais cuidados com a saúde do homem, a ser realizado no dia 24 de novembro, das 09;00 às 17:00 horas no próprio departamento.

 Carolina Gomes – Ascom SSP