Serviço de Inteligência do 9º Batalhão reduz criminalidade na Região Metropolitana de São Luís

Por Cabo PM Paulo ASCOM SSPMA

O Serviço de Inteligência das Polícias Militares possui a finalidade de gerar informações, através de investigações realizadas por agentes à paisana e viaturas descaracterizadas, que possam auxiliar o desenvolvimento de estratégias do comando, como o planejamento das ações policiais rotineiras e operações. Dessa forma, os policiais disfarçados vãos aos locais onde há maior incidência de crimes e denúncias de práticas de ilícitos para colher dados. Após a coleta das informações é produzido um relatório que será avaliado pelo comando, e este decide quais as melhores estratégias de policiamento a serem adotadas.

A obtenção de informações privilegiadas pelo Serviço Velado é essencial para o êxito em apreensão de drogas ,armas, prisões de criminosos e a prevenção de atos de ilicitude.

A prova da eficiência desse trabalho é o Grupo de Serviço Avançado (GSA) do 9ª Batalhão que desde o início do ano através da deflagração de operações vem diminuindo os índices de criminalidade nos bairros da sua jurisdição, como Centro, João Paulo, Monte Castelo, Madre Deus, Bairro de Fátima, Alemanha, Filipinho, Liberdade, dentre outros.

De janeiro até setembro o GSA do 9º BPM obteve um expressivo rendimento, do qual se destaca os seguintes resultados:

– Prisão de 94 pessoas envolvidas em práticas ilícitas;

– Apreensão de 11 armas de fogo e 90 munições;

– Apreensão 170 papelotes de cocaína, 683 petecas de crack, 06 papelotes de crack, 12 tabletes de crack, 238g de crack, 138 papelotes de maconha e mais de 100 kg de maconha (102,330kg).

Destaca-se também a atuação do Grupamento no combate aos últimos atentados a coletivos ocorridos em São Luís.

No último dia 12 de setembro feita a apreensão de 3 menores acusados de tentar incendiar um coletivo na Avenida Kennedy, Bairro de Fátima.

No dia seguinte, 13 de setembro, foram presos mais 4 suspeitos no bairro da Alemanha acusados de envolvimento na ação criminosa anteriormente citada. Já no dia 27 do referido mês, 4 suspeitos foram presos no ponto final do Bairro de Fátima acusados de tentarem atear fogo em um ônibus e levado a renda do mesmo. Por último, no dia 29 de setembro foram presos mais 4 suspeitos de ações criminosas e tentativa de incêndio no bairro do Filipinho, sendo apreendido com os mesmos 02 litros de álcool,

01 galão contendo gasolina e 01 caixa de fósforo. Todos os conduzidos pelo GSA foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).056d3b99-c72a-4147-aa57-f88d08417336

O Tenente-Coronel Honório, comandante do 9º Batalhão, revelou ser uma grande satisfação comandar policias com extrema dedicação e comprometimento como os que compõe a equipe do Serviço de Inteligência, na oportunidade agradeceu os bons serviços prestados por eles a sociedade maranhense e também ao Comando da Corporação pelo apoio incondicional a sua gestão.