Segurança Pública é destaque em reunião com gestores dos municípios de Itinga do MA, Senador La Roque e Governador Edison Lobão

“É bom que o estado e o município deem as mãos para praticar ações integradas de correção na estrutura do sistema”.(Jefferson Portela)

Na manhã desta segunda-feira (16), o Sistema de Segurança Pública do Maranhão recebeu a visita dos prefeitos dos municípios de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga; de Senador La Roque, Dario Sampaio; de Itinga do Maranhão, Lucio Flavio além do Assessor de Articulação Política do Governo do Estado, Raylton Sales.  No ensejo de tratar de assuntos inerentes à segurança dos municípios respectivamente para o ano de 2017.

Durante a reunião foram tratados assuntos essenciais à segurança pública. Diversas propostas foram solicitadas, no propósito de alavancar maior bem-estar às comunidades, como sugestões de modernização dos serviços e equipamentos na área. Os prefeitos expuseram os assuntos da segurança local de cada município.

O Prefeito de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga enfatizou que veio em busca de parceria para adquirir algumas viaturas e o aumento do efetivo de policiais para garantir progressos na área de segurança pública da cidade.

Já o prefeito de Senador La Roque, Dario Sampaio destacou que tem conhecimento das dificuldades do município, mas, frisou que o Sistema de Segurança vem desempenhando um trabalho misto e positivo no Maranhão; “E foi em busca desse desempenho positivo que me reuni nesta manhã com o Secretário de Segurança, Jefferson Portela, para solucionar os problemas de segurança pública no município”, afirmou.

O prefeito de Itinga do Maranhão, Lucio Flávio, trouxe ao entendimento de Jefferson Portela a questão de que o município faz fronteira com a cidade de Bom Jardim, Centro Novo e Açailândia. Portanto Itinga está na região tocantina, ao lado do Pará, sendo uma região muito burocrática, com alta incidência de tráfico de drogas.

Enfaticamente, parabenizou o trabalho do Sistema de Segurança; “Quero parabenizar a grande atuação do Secretário de Segurança, Jefferson Portela e de sua equipe pois tenho visto a gestão sempre atuante”, acrescentou.

Jefferson Portela falou que é muito importante essa parceria entre o estado e município e o que os três gestores, de Itinga, Senador La Roque e Governador Edison Lobão trouxeram argumentos que ajudam a gestão pública na área de segurança; “É bom que o estado e os municípios deem as mãos para praticar ações integradas de correção na estrutura do sistema. Se criou no Brasil a ilusão de que segurança pública é uma atribuição exclusiva do estado, quando a Constituição Federal estabelece, no seu artigo 144, literalmente, que segurança pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos. Portanto, os órgãos públicos, privados e o cidadão têm sim responsabilidade para ações de controle da violência, da criminalidade”, disse.

Afirmou que em meados do mês de fevereiro deve fazer uma visita aos municípios; “E aquilo que foi indicado aqui sobre contingentes, viaturas e prédios públicos nós vamos determinar alguns atos administrativos para fortalecer o local”, adicionou.

Por: Carolina Gomes – ASCOM/SSPMA