Secretário Sílvio Leite participa de implantação da Patrulha Maria da Penha e instalação do Grupo Tático Móvel do 2° BPTur em Barreirinhas

O secretário de Segurança Pública, coronel QOPM Sílvio Leite, participou, na manhã desta quinta-feira (17), do evento de implantação da Patrulha Maria da Penha e da instalação do Grupo Tático Móvel (GTM) do 2° Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2° BPTur), em Barreirinhas.

A cerimônia, realizada na Casa do Turista, contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra, da comandante do Comando de Segurança Comunitária, tenente-coronel, Edyellem Santos; do comandante do 2° BPTur, tenente-coronel Roberto Filho, dentre outras autoridades civis e militares.

Durante a solenidade, foram entregues certificados para as madrinhas da Patrulha Maria da Penha no município: a presidente da Câmara Municipal de Barreirinhas, Irlanda Batista, e para a professora e ativista na luta contra a violência doméstica e familiar, Lourdes de Maria Leitão Nunes Rocha.

Em seu discurso, o secretário de Segurança Pública destacou as ações realizadas pelo Governo do Estado do Maranhão para a criação das redes de enfrentamento à violência de gênero e também no combate à criminalidade.

Já o coronel Emerson Bezerra ressaltou os investimentos da Polícia Militar do Maranhão para a criação da 14ª Patrulha Maria da Penha, em Barreirinhas, fundamental no fortalecimento das redes de proteção às mulheres e redução dos índices de criminalidade.

Em expansão por todo estado as patrulhas Maria da Penha saltaram de 8 unidades, em abril deste ano, para 13, atualmente. Até o fim do ano, o Maranhão deve contar com 17 desses batalhões, que auxiliam na proteção da mulher e no combate à violência de gênero.

Já o Grupo Tático Móvel do 2° BPTur, deve auxiliar no combate à criminalidade na região. Os policiais receberam treinamento especializados e atuaram sobretudo no policiamento em motocicletas.