Secretário Jefferson Portela participa de solenidade de inauguração do novo posto policial da Cidade Olímpica

O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública realizou, na manhã de hoje (28), solenidade de inauguração da nova sede da 3º Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar no bairro Cidade Olímpica. A unidade policial ficará responsável pelo policiamento preventivo da maior área do referido Batalhão, abrangendo sessenta e seis (66) bairros, de um total de oitenta e cinco (85) sob a circunscrição do 6º BPM.

O público presente foi recebido pela apresentação da escolinha de música “Dó, Ré, Mi” que foi fundada pela Banda de Música da Polícia Militar. Ela é constituída por jovens entre 10 a 16 anos oriundos de bairros periféricos da capital ou que estão em situação de vulnerabilidade social. Após a apresentação, foi proferida a benção religiosa pelos Capelães da PMMA, Pastor Mizael e Padre José Raimundo.

A cerimônia prosseguiu com uma homenagem em memória ao soldado da Polícia Militar Fredson de Jesus Mendes, que serviu no 6º BPM e foi morto em outubro de 2014 durante assalto. Na oportunidade, o Governador do Estado, Flávio Dino entregou um buquê de flores aos pais do referido policial, como forma de registrar eternamente na memória dos familiares e companheiros de farda. O auditório da 3º Companhia recebeu o nome do Soldado Fredson.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel José Frederico Pereira, que na ocasião agradeceu em nome da Corporação os investimentos do Governo do Estado. Coronel Pereira destacou que a tropa sempre teve empenhada em atuar contra a criminalidade, porém anteriormente não lhe eram dadas condições de trabalho adequadas para prestar um serviço de qualidade à população, quadro esse que foi modificado na atual gestão. Ele ressaltou ainda que as novas instalações irão proporcionar práticas de inclusão social à comunidade, como cursos profissionalizantes e de computação, em parceria com instituições credenciadas para desempenhar essas atividades, efetivando, assim, o processo de repressão primária à criminalidade.

Em seguida, na sua fala o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela enfatizou que aproximadamente 200 mil pessoas passarão a ser atendidas com a construção dessa nova unidade da Polícia Militar e que os policiais terão um espaço digno de trabalho. O Secretário destacou que tem se empenhado para atender às demandas de segurança do bairro e anunciou novas estratégias para o policiamento. Também foi anunciado por Jefferson Portela uma nova Operação da Polícia Civil da Capital em parceria com o Centro Tático Aéreo (CTA) e as unidades da área no combate específico à prática ilícita de roubo de veículos, tendo em vista que a Cidade Olímpica apresenta vários registros de crimes dessa natureza.

Em seu pronunciamento o Governador Flávio Dino declarou-se satisfeito pela entrega da obra e agradeceu ao Governo Federal, tanto a antiga gestão quanto a atual, pela sensibilidade na disponibilização dos recursos necessários para a conclusão dessa nova unidade da PMMA. Anunciou ainda que a licitação para a obra de construção do 6º Batalhão será concluída nos próximos dias e melhorias na feira da Cidade Operária. Na ocasião, recebeu reivindicações da comunidade e se comprometeu a atendê-las o mais breve possível, além de destacar os avanços e os bons resultados que o Sistema de Segurança Pública obteve na sua gestão, como a aquisição de novas viaturas, novos equipamentos, melhorias no sistema de comunicação, nomeação de novos policiais e anunciou a inclusão de mais 1300 profissionais no início do próximo ano.

A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural.

Também estiveram presentes à solenidade, o Secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, o Delegado Geral Lawrence Melo, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Célio Roberto, o Deputado Estadual Bira do Pindaré, o Deputado Estadual Cabo Campos, o Subcomandante da Polícia Militar, Coronel Jorge Luongo, o Secretário-Chefe do Gabinete Militar, Coronel Leite, o Delegado Titular do 18º DP – Cidade Olímpica, Daniel Brandão, o Comandante do 13º Batalhão, Tenente-Coronel Alexandre Santos, na oportunidade respondendo pelo Comando do CPAM II (Comando de Policiamento de Área II), o Comandante do 6º Batalhão, o Tenente-Coronel Aritanã Lisboa, o Comandante da 3º Cia/6º BPM, Capitão Rawlinson Pacheco, a senhora Mari Silva, Coordenadora Adjunta do Pacto pela Paz, a senhora Kênia Pinheiro, Presidente da Associação de Moradores da Cidade Olímpica, veículos de imprensa, representantes da sociedade civil, e autoridades civis e militares.

Por Cabo PM Paulo ASCOM SSPMA