Secretário de Segurança reúne com a cúpula da segurança em prol do Conselho Comunitário pela Paz

Com o objetivo de dar continuidade ao projeto Conselho Comunitário pela Paz, o secretário de Segurança Pública Jefferson Portela recebeu, nesta terça-feira, (15), os 09h, no auditório do Ciops, o sub-comandante do Comando Geral Jorge Luongo, os comandantes de áreas e das unidades, os delegados que compõem a Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAISP), objetivando o ajustamento das melhorias e inclusão de novas operacionalidades, de acordo com as necessidades da comunidade.

A Secretaria de Segurança Pública por meio do secretário de segurança Jefferson Portela, que coordenou a reunião juntamente com o delegado Geral Lawrence Melo e o subcomandante Jorge Luongo, sinalizou que a reunião visa, em suma, priorizar a demanda das comunidades, inclusive ouvindo as necessidades dos conselheiros comunitários pela paz, os quais convivem com a realidade de cada bairro. Os antigos Conselhos de Defesa Social estão recebendo uma nova designação, agora sendo chamados de Conselhos Comunitários pela Paz.

Pacto-pela-Paz-5-600x400

O secretário ponderou que “Estamos realizando uma aproximação mais presente com a comunidade, no sentido de uma reunião para apresentação do pacto pela paz, objetivando o melhor relacionamento dos órgãos de segurança pública com a população civil. “É importante ter uma polícia que conviva com o cidadão nas proximidades de onde ele mora e onde trabalha. O cidadão convive com os problemas locais e é importante o policial se aproximar para entender a totalidade dos problemas enfrentados, a fim de que haja uma intervenção capaz de resolver a questão da segurança de forma mais essencial”, finalizou o secretário.

Pacto-pela-Paz-4-600x400

Ações de proximidades com a comunidade

Durante a reunião foram destacadas para os comandantes e coordenadores na área da segurança, ações visando melhorias através da proximidade do sistema de segurança da comunidade. O delegado Geral Lawrence Melo repassou que a Secretaria de Segurança Pública está desenvolvendo ações irmanada ao Conselho Comunitário pela Paz visando, especificamente, os grupos vulneráveis, e, ainda, buscando uma mudança de comportamento que reduza os níveis de violência.

A reunião contou com os Comandantes de áreas, do CPAM 1, o Cl Pedro Ribeiro; do CPAM2, o Cl. Vieira; do CPAM 3, o Cl. Egídio. Os comandantes de áreas estão sendo coordenados pelo Tn.Cl. Diniz Batista de Vasconcelos. Estavam presentes ainda, os delegados que compõem a Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAISP), o Del. Elson. da área Norte; o Del.Carlos Damasceno da área Sul; o Del. Mesquita da área Leste e o Del. Pedro Adriano da área Oeste.

Mauro Wagner/ASCOM SSP-MA