Secretário de Segurança Pública e a Prefeita de Rosário, assinam convênio com o Corpo de Bombeiros, para lecionarem nas escolas municipais

Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, recebeu na tarde desta terça-feira (05), por volta das 17hs, a prefeita do município de Rosário e parte de sua equipe de trabalho do município. Na pauta, a assinatura de um convênio, o qual permitirá o funcionamento de três escolas do município de Rosário, para estarem aptas em receber orientações do Corpo de Bombeiros. As escolas serão modelos como já acontecem com outros municípios, os quais já recebem o ensino de qualidade, aplicados pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Durante a assinatura de convênio que contou com o Secretário de Segurança Jefferson Portela, a Prefeita de Rosário Irlahi Linhares Moraes, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, o Coordenador Executivo do Programa Pacto pela Paz, DicivalGonçalves, o Secretário de Educação de Rosário Joaquim Sousa Neto, e demais diretores das escolas de Rosário. O Convênio na ênfase, visa repassar aos alunos, uma orientação de qualidade, para a rede municipal das escolas do município de Rosário.

Na condição de interlocutores nas escolas municipais e estaduais, por meio deste convênio entre a Segurança Pública e o Poder Público e Municipal, o ensino dos militares aos alunos só elevam os valores, os quais dantes estavam perdidos. São repassados noções de civismo, de respeito, os preceitos de moral, de ética, e com isso, os professores recebem alunos interessados em receberem o trabalho pedagógico dos professores. As famílias apresentam-se como testemunhas deste crescimento, na qualidade do ensino e no retorno que dá aos alunos. As escolas advindas deste convênio, só tem alavancado o ensino no nosso estado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, relatou, que “No Estado do Maranhão, o Corpo de Bombeiros já leciona em outros municípios; como São Luís, São José de Ribamar, Bacabeira, Santa Rita, Timon e agora em Rosário, com três escolas. O estado já abraça com este convênio, 09 escolas, onde o Corpo de Bombeiros leciona disciplinas importantes aos alunos. São mais três escolas militares, que graças a Deus, serão contabilizadas para ao Sistema de Segurança Pública. Tanto a Polícia Militar como o Corpo de Bombeiros, temos a honra de poder participar e contribuir com a educação do estado.
Uma educação de qualidade, que tem sido desenvolvida pelo governador Flávio Dino”, assegurou o comandante.

A Prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moraes, agradeceu a assinatura do convênio com a Segurança Pública, onde inclui o município, nesta grande e valiosa parceria, para o futuro crescimento de Rosário. Ela salientou ainda, “Quero agradecer imensamente ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, por terem recebidos os representantes de Rosário. Nós realizamos a assinatura deste convênio, onde habilita o Corpo de Bombeiros a lecionarem nas nossas escolas. O convênio devidamente assinado, só deixa o município de Rosário em destaque, onde os alunos são os principais vencedores, em prol com a educação para com o futuro de Rosário”, exaltou a prefeita de Rosário.

Colaborando com a reorganização social
O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela informou, que “Celebramos um convênio da Secretaria de Segurança, com o Corpo de Bombeiros Militar e o município de Rosário, para o funcionamento de três escolas militares na região. É uma colaboração do Governo do Estado, por meio do governador Flávio Dino, em parceria com o município de Rosário. Nós levamos para as escolas que tem a disciplina militar, passadas aos alunos, não para militarizar os jovens, mas para formar o cidadão. Essa formação, o aluno levará para o resto da vida. Rosário passa a contar, por meio deste convênio, com a legalização das escolas militares, em convênio com o Corpo de Bombeiros. Nós já sabemos o resultado positivo em todo o Brasil, do funcionamento das escolas militares, fazendo um resgate, tanto da disciplina escolar, quanto da preocupação do conteúdo pedagógico. Isto é provado a todos, pelos excelentes resultados do ENEM, com a aprovação dos alunos, em concursos depois de formados. É um caminho que o sistema de segurança escolheu, para colaborar com a reorganização social do nosso país e sem dúvida nenhuma, o ponto fundamental para essa reorganização é a educação” finalizou o secretário.

 

Mauro Wagner-ASCOM/SSP