Secretário de Segurança participa da abertura da semana alusiva ao Dia Nacional do Escrivão de Polícia Civil

SSP-MA

Dando ênfase na semana alusiva ao Dia Nacional do Escrivão de Polícia Civil, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela realizou na manhã desta terça-feira (05), a abertura da simbólica homenagem. Ressaltar a importância do Escrivão de Polícia Civil, enquanto função indispensável à prestação da polícia Judiciária, é reconhecer como instrumento de formalização dos procedimentos policiais necessários à investigação que consolidam o início da Persecução penal, constituindo assim, um relevante valor probatório para o processo Judicial. A comemoração por toda a semana por meio do Dia Nacional do Escrivão de Polícia Civil é reconhecer os serviços de excelência para a sociedade. Após a abertura da semana alusiva ao Dia Nacional do Escrivão de Polícia Civil, haverá 04 palestras dirigidas aos profissionais Escrivães de Polícia Civil.

A Solenidade de abertura à semana alusiva ao Dia Nacional do Escrivão de Polícia Civil fora iniciada com uma benção espiritual por conta da Capelania, com a presença do Padre Robério Lima e o Pastor João Jorge. Presentes na mesa de autoridades, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela; Delegado de Polícia Civil Leonardo Diniz; Diretor da Academia de Polícia Civil/MA (Acadepol), Aurelio Araújo Queiroz Filho; Delegado Francisca Adriana Amarante, representando a Corregedora Adjunta da Secretaria de Segurança, Margareth; Osman Aguiar Bacelar Neto; Presidente da Associação Maranhense dos Escrivães de Polícia Civil (Amepol). Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do MA (Sinpol).

Certificado de reconhecimento para os Escrivães de polícia da ativa

Após a abertura fora apresentado um breve histórico acerca do Projeto da Semana de homenagem ao Dia de Escrivão de Polícia Civil. As autoridades presentes lembraram na importância do profissional para a Policia Civil. Depois foram entregues certificados de homenagem aos escrivães com mais tempo de exercício da profissão, os quais ainda estão na ativa. Foram homenageados os escrivães Luís Carlos Castro Alves; Jomar Guanaré de Sousa Borges e Osman Aguiar Bacellar Neto.

Durante a Solenidade, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela repassou acerca da data alusiva, “Esta solenidade engrandece a nossa instituição por conta da semana alusiva ao Dia Nacional do Escrivão de Polícia Civil. Tenho respeito pela repartição administrativa das categorias, essa funcionalidade é importante nas categorias, essa funcionalidade é importante, principalmente na Polícia Civil. ”, pontuou o Secretário de Segurança.  O Delegado Geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz lembrou também, “Que é uma data importante, é primeiramente uma semana de engrandecimentos. Devemos um reconhecimento a este profissional pela ajuda e reconhecimento. O Escrivão de Polícia tem o seu papel de importância dentro da Polícia Civil. Uma investigação sem o empenho e dedicação do Escrivão de Polícia, não seria a mesma investigação. Agradeço a todos os Escrivães de Polícia pelos relevantes serviços à categoria e a sociedade maranhense”, considerou o Delegado Geral.

Na sequência do evento foi realizado a palestra “A importância dos Atos Cartorários da Polícia Judiciária para o Processo Criminal”, palestrante: Cleopas Isaias Santos. No período da tarde, aconteceu outras duas palestras: “Psicopatia do Trabalho e Assédio Moral”. Palestrante: Rosângela Maria Guimarães Rosa e “As Novas Ferramentas Tecnológicas e o Sigma), Palestrantes: Alexandre Sousa Vieira e Jonathan Ferreira.

A semana alusiva ao Dia Nacional do Escrivão de Polícia Civil continuará nesta terça-feira (06), até o dia 11 de novembro, na Academia de Polícia Civil/MA (Acadepol) com demais palestras e cursos de capacitação.

Cursos na Academia de Polícia (Acadepol)

06/11 – 8:00hs Curso: Inovação nos Procedimentos Formais e Operacionais para ao Escrivão de Polícia.

07/11- 8:00hs Curso Manuseio de armas de fogo e explosivos.

07/11 -14:00hs Práticas de Operações Policiais

08/11 – 8:00hs Curso Manuseio de armas de fogo e explosivos.

08/11 – 14:00hs Práticas de Operações Policiais.