Secretário de Segurança e Secretária da Juventude celebram integração pelo projeto Tour Jovem Cidadão no Corpo de Bombeiros

Uma demonstração acerca das ações que desenvolvem o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão aconteceu nesta terça-feira (23), no Comando do Corpo de Bombeiros, localizado no Centro da Cidade. A ação envolveu o projeto “Tour Jovem Cidadão”, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria da Juventude, onde contou com a participação de alunos da escola Maria Aragão. Foram salientadas aos alunos durante o encontro, questões de segurança, cuidados e prevenção em acidentes domésticos e ainda sobre orientações de salvamentos.

O projeto “Tour Jovem Cidadão” visa na inclusão dos jovens objetivando a sua participação em espaços educativos, dando ênfase no aprendizado. O secretário de segurança pública Jefferson Portela, a secretária de Juventude (Sejuv) Tatiana Pereira e o Comandante do Corpo de Bombeiros estiveram presentes, dispuseram-se a conversar com os alunos, onde destacaram a integração que o Governo do Estado vem realizando, por meio das secretarias de estado, no sentido de orientar e garantir assistência na comunidade.

Os policiais do Corpo de Bombeiros apresentaram em exposição, equipamentos de segurança, usados no dia a dia, nas diversas ocorrências diárias. Foram abordadas noções de primeiros socorros e o uso dos equipamentos nas suas diversas ocasiões, relatado noções básicas sobre como se precaver e evitar acidentes domésticos, e repassado ainda na importância dos equipamentos de proteção ser confeccionado com material especial, visando uma maior resistência.

IMG_20160823_170155149

O secretário de segurança Pública Jefferson Portela repassou que “Este é mais um projeto para a comunidade, onde está inserido a Secretaria de Segurança e a Secretária da Juventude para atender jovens das escolas públicas. São atividades extra sala de aulas envolvendo os alunos em uma grande participação social. O evento tem o acompanhamento dos professores, do diretor da escola, passo este importante para uma juventude participativa. O nosso papel pela segurança e pela juventude é oportunizar a participação social deles, para a formação dos nossos jovens” conclui-o.

Presente no evento, a Secretária de Juventude Tatiana Pereira sinalizou dizendo “O Governo do Estado está desenvolvendo ações de visitações em bibliotecas, teatros, museus e cinemas e agora com uma visitação em outras instituições, como o Corpo de Bombeiro Militar. Em parceria com a SSP, já atingimos inicialmente 250 jovens das escolas públicas, dentre elas alunos dos colégios Centro de Ensino Médio Dorilene Silva Castro (Coroadinho), CEM Erasmo Dias (Maiobão), e hoje com o Centro de Ensino Médio Maria Aragão, localizada no bairro da Cidade Operária. Contamos ainda com duas edições realizadas com estudantes dos municípios de Rosário e São João do Sóter. O foco principal é mobilizar a juventude para fazer um turismo educativo”, finalizou.

Já o Capitão do Corpo de Bombeiro Militar presente na solenidade disse que “Temos a satisfação de receber o público jovem, onde mostramos um pouco sobre o salvamento terrestre e o aquático, para despertar o interesse, caso almejem em seguir a carreira militar. São repassados ainda conhecimentos básicos, para que levem para casa, para evitar acidentes domésticos”, ponderou.

IMG_20160823_170122097

Mauro Wagner – Ascom SSP