Secretário de Segurança e o Comandante Geral da PM participam do encerramento do 5º COSAR

SSP-MA
Texto: Mauro Wagner

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), por meio da Polícia Militar realizou na tarde desta quinta-feira (25), por volta das 16hs, no auditório Leofredo Ramos, o encerramento da 5ª edição do Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural (COSAR). O curso iniciado no mês de março, contou com o ingresso de 43 alunos e ao final do curso formaram 25 participantes. Entre os formandos do Cosar estão policiais militares do Maranhão, um policial militar do Piauí, um Guarda Municipal de São Luís, e um agente penitenciário do Maranhão. Partícipe do evento o Secretário de Segurança Jefferson Portela, o Comandante da PM, Cel. Ismael Fonseca e demais autoridades.

O Cosar conta com qualificações para atuar no combate à ação de quadrilhas e, principalmente para enfrentar e inibir assaltos às instituições financeiras nos municípios maranhenses.

Na solenidade de encerramento do 5º Cosar fora pontuado na importância do curso, pela necessidade de implantação para demais bases do Cosar nos municípios maranhenses. As bases localizadas atualmente em São Luís e Bacabal, facilitam na reação das polícias, para o combate às ações de crimes, contra as instituições financeiras.

O 5º Cosar iniciou em São Luís com 43 alunos e ao final dos 43 dias de curso formaram 25, dentre os formandos além dos policiais militares do Maranhão, formaram-se um policial militar do Piauí, um Guarda Municipal de São Luís e ainda um Agente Penitenciário do Maranhão.

Estagiários receberam instruções de treinamento e aperfeiçoamento

Os policiais que participaram do 5º Cosar recebem treinamentos em diversas disciplinas, das quais práticas e teóricas, como tiro tático, CQB (Combate de Ambiente Confinado), técnica de abordagem, tiro policial, ações antibomba e operações policiais especiais. As ações aconteceram em São Luís, Rosário, Imperatriz, Carolina, Estreito e diversos municípios do estado. O Cosar participou ainda por uma semana do Estágio de Adaptação e Vida na Selva (EAVS), em Marabá-PA. Na oportunidade receberam instruções de treinamento e aperfeiçoamento, tanto na teoria como na prática, no quesito sobrevivência na área fluvial e na área de selva. Em São Luís os treinamentos aconteceram na sede da COE PMMA, além do 24º Batalhão de Infantaria Leve.

Partícipe da solenidade, o Secretário de Segurança Pública informou, “Quero em primeiro lugar agradecer as famílias aqui presentes e por nos permitir que seus familiares permitissem que eles participassem do curso do Cosar. Sabemos que vocês hoje integrantes do curso do Cosar venceram, porque tinham que vencer para ser Cosarianos. Vocês superaram e fazem hoje a Polícia do Maranhão mais forte. São mais 25 Cosarianos e no amanhã mais integrantes. Os 19 que não concluíram, não já problema nenhum, tudo tem seu tempo e sua hora. Façam o curso novamente, o problema é não tentar. Vocês chegaram com mérito e com glória ao final do curso e hoje são integrantes do Cosar. Quero finalizar agradecendo o Sá, por meio da Companhia Vale do Rio Doce, pela doação de cerca de 8 milhões e 100 mil reais em equipamentos de segurança, ao Corpo de Bombeiros Militar.

O Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel. Ismael Fonseca relatou Na importância do conclusão do curso do Cosar, pois o preparo do policial militar o qualifica para as ações no combate à criminalidade, frente aos criminosos que realizam ataques às instituições financeiras. Quero parabenizar cada formado e os receber como integrantes do Cosar do Maranhão. Sejam bem vindos à polícia Militar do Maranhão. Os que desistiram durante o curso, continuem, pois assim é que vencemos e obtemos vitória sobre os obstáculos. Durante o encerramento do curso do Cosar, o Cel. Pereira fora convidado para receber uma homenagem, por ter realizado relevantes serviços, estando em fase de aposentadoria na Polícia Militar do Maranhão. O Cel. Pereira participou como coordenador do curso do Cosar. O Cel. Pereira disse, que um Caveira jamais irá desacelerar na sua carreira. Ele pode se aposentar daquela atividade específica, mas não do trabalho. Estamos terminando esse campeonato, mas não da vida privada.

Presentes ainda na mesa de autoridades, o Subcomandante da PM, o Cel. Pedro Ribeiro; Cel.Marques Neto, Comandante do Batalhão de Missões Especiais; Cel. Ozório, Diretor de Ensino; Secretário Adjunto de assuntos Penitenciário, o Velasques; Secretário de Segurança do Município com Cidadania Heryco Oliveira Coqueiro; Coronéis, policiais militares, policiais civis e demais autoridades e familiares.