Secretário de Segurança e autoridades abrem a Exposição sobre Segurança Pública em Bacabal, visando o combate às drogas e a violência de gênero

A Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma) aconteceu nesta sexta-feira (08), em Bacabal, por volta das 08hs e finalizou ás 18hs, onde reuniu diversas autoridades da segurança pública. No local foi exposto para a comunidade, diversos stands, os quais profissionais da área ministraram palestras acerca de ações preventivas contra entorpecentes, a violência de gênero e ainda nas áreas da segurança pública.

A exposição Exposegma a priori, tem o seu foco principal em divulgar as forças de segurança do Estado do Maranhão, fazer conhecido as ações no combate às drogas e à violência e ainda na divulgação da Palavra de Deus, realizando uma aproximação dos jovens e a comunidade. Outra face do projeto Exposegma é mostrar uma politica de segurança voltada para ações de caráter preventivo e educativo, a qual visa aproximar a comunidade dos órgãos Municipais, Estaduais e Federais.

IMG_20160708_153423822

A exposição na Praça Santa Terezinha por meio da Exposegma apresentou na área cultural, uma variedade de apresentações, entre teatro, a banda Santa Cecília de Bacabal, a quadrilha Raízes do Sertão. Foram realizados técnicas pelo Corpo de Bombeiros em como inibir riscos com chamas e prevenção de acidentes. Já o Exército Brasileiro realizou aferição de pressão, orientações no combate ao mosquito da dengue e expos viaturas e armamentos usados em combates. O Instituto de Criminalística (Icrim), o qual expediu na confecção de carteiras de identidades; O Batalhão de Choque expos armamentos usados no serviço ostensivo e repressivo. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio da prefeitura de Bacabal, houve o apoio com as secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Agricultura, as quais contribuíram de forma majestosa, também com stands, para atender a população.

O secretário de segurança Jefferson Portela que participou do evento repassou que “A Secretária de Segurança Pública realiza ações de segurança de relacionamento social. O que nos aproxima do cidadão. Temos que ter a preocupação social contra a violência. Além desta ação aqui da Exposegma, em parceria com a SSP, acontece todo um processo educativo e processo de repressão contra a criminalidade. É nobre a iniciativa da Exposegma em estender a mão para o social”, concluí-o.

Autoridades em apoio à exposegma

Estiveram presentes no evento, o Delegado Geral da Polícia Civil, Lawrence Mello; o Comandante da Polícia Militar o Cel. Pereira; o 1º Ten. Ribeiro, do Exército Brasileiro; o Superintendente do Interior Dicival Gonçalves, o Maj. Nogueira do Batalhão de Polícia Ambiental; o Cel. João Wanderley, representando o Corpo de Bombeiros; o prefeito de Bacabal João Alberto; o Deputado Federal Alberto Filho; os Deputados Estaduais Roberto Costa e o Cabo Campos; a vereadora Regilda Santos; o pároco Frei José Ribamar Cardoso; o Superintendente da SPTC, Miguel Alves e demais autoridades presentes no local.

O Maj. Nogueira do Batalhão Ambiental realizou uma operação nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (08), no sentido de inibir ações de combate ao crime ambiental em Bacabal, resultando na apreensão de cerca de 20 gaiolas com pássaros. Os infratores foram detidos e advertidos sobre a prática criminosa e depois liberados, sendo que os pássaros foram encaminhados para a reserva ambiental. Sobre a exposição Exposegma, o Major Nogueira disse que “A exposição já é considerada como uma ação de renome no calendário da polícia, como forma de divulgar as ações da polícia no Maranhão. O Batalhão Ambiental sente-se honrado em poder participar da Exposegma e contribuir com suas ações para divulgar as ações da polícia”, pontuou.

Palestras para a comunidade

IMG_20160708_101007357_HDR

O projeto da Exposegma já vem realizando um trabalho no município de Bacabal, por cerca de mais de 30 dias, culminando no encerramento com esta exposição na área da Igreja de Santa Terezinha. Por todo este período, aconteceram palestras nas unidades de ensino, igrejas e união de moradores da comunidade, no sentido de alcançar jovens e adultos, com orientações educativas do combate ás drogas e a violência. As palestras tiveram temas diversificados, como: Violência contra o idoso, Bullyng, Primeiros Socorros, orientação contra a violência doméstica e  dicas de segurança para atendimentos em agências bancárias.

Mauro Wagner – Ascom/SSP