Secretário de Segurança do Maranhão é eleito presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública

Em evento realizado no Rio de Janeiro, que aconteceu de terça-feira (12) a quinta-feira (14), o secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, foi eleito o novo presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A LXI Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública ocorreu em paralelo ao encerramento do LAAD Security 2016, a Feira Internacional de Defesa e Segurança.

No encontro nacional foi fomentado entre as principais autoridades que são responsáveis pelos seus estados, medidas de curto e longo prazo, no sentido  possam contribuir para uma redução no número de homicídios e na criminalidade a nível nacional. Dentre as várias palestras, foram abordados os temas: ‘Conjuntura Nacional Atual e Seus Reflexos na Criminalidade e Ações de Segurança Pública’, ‘Gerenciamento de Crises’, ‘Grandes Eventos e Aglomerações’, ‘Violência e Segurança Pública’, ‘Segurança Pública, Participação Popular e Responsabilidade Social’, ‘Uso de Técnicas Não-Letais em Segurança Corporativa – Terceirizada e Orgânica’, dentre outros temas.

Visita a Feira Internacional de Defesa e Segurança

Os secretários de segurança aproveitaram a oportunidade do encontro e visitaram a Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa. A feira reúne diversas empresas nacionais e internacionais, que priorizam o fornecimento de tecnologias de ponta e equipamentos com serviços na área da segurança pública, forças especiais e ainda das forças armadas.

Regimento para eleiçãoFoto1_Divulgação - Secretário eleito presidente do Consesp

Por meio de edital de convocação, o atual presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Bernardo Santana de Vasconcellos, no uso de suas atribuições, convocou os membros do Colegiado para que o encontro na cidade do Rio de Janeiro, para a eleição do novo presidente. O processo eleitoral ocorreu na terça-feira (12) no Rio Centro, Rio de Janeiro, na Feira LAAD Security, onde o secretário Jefferson Portela foi eleito.

A eleição foi presidida por comissão formada por cinco conselheiros, que foram escolhidos durante a reunião. A votação foi feita por voto escrito e nominal do votante e foi considerado eleito presidente, o candidato que obteve a maioria dos votos válidos do colegiado. O candidato vencedor foi imediatamente proclamado e empossado como o novo presidente do Consesp.

Além do secretário de Segurança Jefferson Portela estiveram presentes em sua comitiva, o delegado-geral Lawrence Mello, o comandante-geral da Polícia Militar, cel. Frederico Pereira, o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Miguel Alves, o comandante do Corpo de Bombeiros, o cel. Célio Roberto, e, ainda, o delegado Márcio, da Delegacia Geral da SSP.