Secretaria de Segurança participa de solenidade pelos 170 anos da Capitania dos Portos do Maranhão

Por conta do septuagésimo aniversário da Capitania dos Portos do Maranhão, foi realizada nesta quarta-feira (27), por volta das 10h, solenidade de comemoração onde foram relatados os serviços prestados pela Companhia dos Portos em prol da Marinha no Maranhão. Presente no evento, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela representou o governador Flávio Dino.

A Companhia dos Portos do Maranhão é responsável pelas tarefas de zelar pela segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar e pelo combate à poluição hídrica proveniente de navios, plataformas e suas instalações de apoio. Cabe-lhe também atuar no Ensino Profissional Marítimo e Portuário, na manutenção da Sinalização Náutica e outras ações decorrentes de representar a Marinha nesta unidade da Federação, com 186 municípios sob sua jurisdição.

É fundamental termos em mente a necessidade da garantia da liberdade de navegação. Temos assistido a um reconhecimento cada vez maior da necessidade de preservação dos oceanos e rios, haja vista ainda, que cerca de 90% do comércio mundial, no que diz respeito ao peso e ao volume, são transportados pelas vias marítimas.

Durante a solenidade, o Capitão dos Portos ressaltou que as capitanias dos portos são instituições que a Marinha tem ao longo de todo o Brasil para um contato mais direto com a população. “É uma marinha de guerra, com um contato mais voltado para o público, que cuida do ensino profissional marítimo, na formação dos novos aquaviários, os quais irão trabalhar no mar, que cuida dos amadores, que são as pessoas que vão se divertir no mar, como os veleiros, jet-ski e lanchas e cuida também dos portos além dos despachos de embarcações que adentram e saem dos portos do Brasil”, afirmou.IMG_8569

O Capitão disse ainda que “Resolvemos comemorar esta data especial de 170 anos da Companhia dos Portos do Maranhão, juntamente com a população maranhense e a comunidade marítima que são os nossos parceiros nesse dia a dia de salvaguardar a vida humana, na segurança do tráfego e prevenção da poluição das nossas águas”.

Presente na solenidade, o secretário de Segurança Pública Jefferson Portela disse que “A Marinha é uma das nossas irmãs na prevenção do extenso litoral, sendo que estão sempre dispostos a nos ajudar em ocorrências que necessitam da experiência e alto grau de competência no sentido de salvaguardar a vida humana do cidadão e no combate a criminosos pela segurança do tráfego aquaviário nos municípios maranhenses”.

Participaram ainda da solenidade representando o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, o Maj. Clodoaldo; representando o comandante da Aeronáutica, o 1º Ten. Charliston Couto; O Subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar, Jorge Luongo; O Comandante da Academia de Polícia Militar, o Cel. Sá e pela Guarda Municipal de São Luís, o comandante Ivonaldo Mota, além de empresários e representantes da sociedade civil.

Mauro Wagner – Ascom SSP